O heavy metal e a música pesada sempre estiveram de mãos dadas com o bizarro, o assustador. Para muitos, isso é o que os atrai ao gênero, para outros, é puro exagero. Porém é difícil dizer que o assustador não é muito bem executado em músicas e clipes de bandas como Slipknot, Cradle of Filth e mais.
Aqui selecionamos seis dos clipes mais assustadores da música pesada. Confira a lista completa:
06. Cradle of Filth – “Babylon AD (So Glad for the Madness)”
Confuso é a palavra que melhor descreve esse clipe. Utilizando a técnica de found footage – quando um filme se passa por um documentário filmado com apenas uma máquina -, o clipe mostra homens e mulheres assustados enquanto correm e gritam em um corredor.
05. Rammstein -“Mein Herz Brennt”
Parte da razão pela qual as pessoas amam Rammstein é que eles podem ser divertidos e assustadores. Com “Mein Herz Bernnt” (“My Heart Burns”), eles definitivamente são assustadores.
O vocalista Till Lindemann se coloca em diversas situações angustiantes como sequestrando uma sala de aula de órfãos e se transformando em uma criatura parecida com um inseto. É surreal.
04. Slipknot “The Devil in I”
Pelas máscaras e pelo tom insano dos clipes do Slipknot, qualquer um poderia entrar nessa lista, mas “The Devil in I” tem algo especial. Se você não viu esse clipe ainda – ou não lembra dele – não vou te contar nada, não quero estragar a surpresa.
03. Mr. Bungle – “Quote Unquote”
Assim como muitos dos vídeos desta lista, “Quote Unquote” do Sr. Bungle é um vídeo psicodélico e cheio de imagens perturbadoras. Há uma parte controversa deste vídeo, que fez a MTV se recusar a transmiti-lo. Confira!
02. Slayer – “Dead Skin Mask”
Inspirado no serial killer Ed Gein que exumava cadáveres de cemitérios locais e guardava lembranças das vítimas com ele, o clipe tem todaa intenção de ser assustador.
01. Ramones – “Pet Sematary”
Filmado à noite em uma cemitério em Nova York, o clipe dos Ramones não poderia ficar de fora. A faixa foi até escolhida para tocar nos créditos do filme da adaptação da obra de Stephen King de mesmo nome.
O clipe, além de contar com a participação do Blondie e The Dead Boys, é a última aparição do baixista Dee Dee Ramone, que foi mais tarde substituído por C.J. Ramone.