Ícone do site Wikimetal
Christine McVie

Christine McVie. Créditos: Divulgação

Christine McVie, do Fleetwood Mac, vende direitos das músicas para Hipgnosis

Christine McVie se junta a ex-colega da banda, Lindsey Buckingham, ao vende direitos autorais para a Hipgnosis

Christine McVie, do Fleetwood Mac, que escreveu as canções icônicas como “Little Lies” e ”Don’t Stop”, tornou-se a artista mais recente a vender seu catálogo antigo de sucessos para a Hipgnosis.

A cantora e compositora vendeu os direitos autorais de 115 canções para a firma de Londres por um valor não revelado, o que dá aos investidores a chance de aproveitar os royalties de uma seleção de clássicos.

Merck Mercuriadis, o fundador e executivo-chefe da Hipgnosis, disse: “Nos últimos 46 anos, a banda teve três escritores e vocalistas distintos, mas a importância de Christine é amplamente demonstrada pelo fato de que oito das 16 canções dos álbuns Greatest Hits do Fleetwood Mac são da Christine”.

Mercuriadis, o ex-empresário de Beyoncé e Elton John, obteve o catálogo do ex-colega de banda de McVie, Lindsey Buckingham, em janeiro. Incluía 161 músicas, incluindo “Go Your Own Way”.

“Estou animada por pertencer à família Hipgnosis e emocionada que todos vocês considerem minhas músicas dignas de mérito”, disse McVie.

A Hipgnosis, que gastou mais de US$ 2 bilhões comprando os direitos de sucessos de artistas icônicos como Neil Young, disse que agora detém os direitos de 48 das 68 faixas dos álbuns de maior sucesso do Fleetwood Mac.

A empresa de investimento também se tornou centro das atenções depois de comprar os catálogos de artistas como Blondie e metade das canções de Neil Young, em um negócio estimado em US$ 150 milhões.

Shakira também vendeu todas as 145 músicas dela, incluindo “Hips Don’t Lie”, “She Wolf” e “Whenever, Wherever”, todas parte do negócio.

No início deste ano, Mercuriadis disse que a importância cultural é fundamental quando se trata dos artistas cujos catálogos adquiriram.

“Portanto, com mais de £1 bilhão investido, possuímos apenas 57.000 músicas. Mas 10.000 delas são músicas top 10, quase 3.000 delas são nº 1. Além disso, é um catálogo muito pequeno, em relação à Universal, Warner e Sony. Mas a proporção de sucesso dentro desse catálogo é muito alta, existem muito poucas músicas que não são sucesso”, completou.

Sair da versão mobile