O mundo da música perdeu nesta terça-feira, 24, um dos maiores bateristas do rock n’ roll: Charlie Watts, do Rolling Stones, morreu aos 80 anos de idade.
A triste notícia chegou algumas semanas depois do afastamento do baterista da No Filter Tour, atual turnê da banda, para se recuperar de “um procedimento completamente bem sucedido” não especificado.
Nas redes sociais, músicos do rock lamentam o falecimento de Watts com fotos e mensagens de apreciação ao legado do artista. Veja a lista abaixo.
Nick Mason (Pink Floyd): “Muito triste em perder Charlie. Possivelmente o mais subestimado entre todos os grandes baterista de rock ‘n’ roll. Sem aulas de mestrado ou livros de tutorial, sem solos ou malabarismos exagerados, apenas o sentimento exato para a música. Às vezes você só percebia o quão perfeito era quando tentava imitar esse papel e percebia o quanto ele era feito para funcionar muito melhor que todas as possibilidades alternativas. Eu nunca ouvi uma versão da bateria dos Stones em um faixa que fosse melhor que a original do Charlie… E seu trabalho de jazz de orquestra mostrou a ele como não se limitar a uma sessão de ritmo de R&B. E isso é só sobre como ele tocava… Também existe o reconhecimento de que possivelmente – não, provavelmente – ele era a figura mais descolada no palco na história do rock. Galantear ao redor do palco é ótimo, mas limitar sua performance no palco ao ato de tirar sua jaqueta e pendurá-la nas costas da sua cadeira tem que ser particularmente Zen! Descanse em paz, Charlie. E obrigado por tudo o que você ofereceu a todos nós que aprendemos com você.”
Mikkey Dee (ex-Motörhead, Scorpions): “Notícia muito triste! Charlie Watts foi uma das minhas grandes inspirações no começo e ainda é hoje! Ele inspirou todo o planeta por tantos anos. Descanse em paz e muito obrigado por toda a inspiração que você deus aos bateristas de todo o mundo!”
Paul Stanley (Kiss): “NOTÍCIA TERRÍVEL. Um dos verdadeiros ícones atemporais e a espinha dorsal dos Stones. Difícil mensurar a perda. Muito triste.”
Brent Fitz (Slash and The Conspirators): “Tão triste. Charlie Watts se foi! Um verdadeiro herói da bateria para mim! O baterista mais legal que já existiu. Ninguém tocou como ele. Seu ritmo era espetacular e TÃO específico para o batimento cardíaco do Rolling Stones”.
David Coverdale (Whitesnake): “Um homem muito bom e talentoso… Âncora de uma das melhores bandas de rock da história, outra alma linda. Obrigado, Charlie”.
Titãs: “Muito tristes com a morte do grande Charlie Watts, o imortal batera dos Rolling Stones. Descanse em Paz, Charlie! Foto tirada em 2016.”
Elton John: “Um dia muito triste. Charlie Watts foi o baterista definitivo. O mais elegante dos homens e uma companhia tão brilhante. Minhas mais profundas condolências a Shirley, Seraphina e Charlotte. E, claro, os Rolling Stones.”
Scorpions: “Mais um dia muito triste no mundo da música. Acabei de saber sobre o falecimento de Charlie Watts, o lendário baterista dos Rolling Stones… Nossas profundas condolências à família de Charlie e seus companheiros de banda”.
Sheryl Crow: “Um herói se foi. Sem palavras. Um enorme buraco no universo”.
Ringo Starr (Beatles): “Deus abençoe Charlie Watts, vamos sentir sua falta, cara. Paz e amor à família Ringo”.
Lol Tolhurst (The Cure): “Toda a minha técnica Hi-hat, devo ao Charlie. Obrigado e descanse em paz Charlie Watts”.
Paul McCartney: “Muito triste em saber sobre Charlie Watts, baterista do Stones, era um cara amável. Sabia que ele estava doente, mas não sabia que estava tão doente assim. Todo amor para a família dele, esposa, filhos e pessoas próximas, e aos Stones. É uma grande perda para eles, Charlie era rocha e um baterista fantástico. Te amo, Charlie, sempre amei, um homem maravilhoso. Condolências para a família dele”.
Todd Kerns (Slash and The Conspirators): “Descanse em paz, querido Charlie. Você foi o melhor. Esse é um dia muito triste”.
Nile Rodgers: “Descanse no poder, Charlie Watts. Você é um bom irmão. Obrigado por toda a boa música.”
Tony Iommi (Black Sabbath): “Lamento ouvir a triste notícia da morte de Charlie Watts. Ele era um cara tão legal e uma grande influência no mundo da música – ele fará muita falta. Minhas mais profundas condolências à sua família e a Mick, Ronnie, Keith e todos os seus amigos e fãs”.
Gail Ann Dorsey (David Bowie): “Suspiro profundamente… Um dos meus primeiros empregos profissionais neste mundo da música maluca foi vocalista convidado na Charlie Watts Jazz Big Band em Londres em meados dos anos 80. Ele era um verdadeiro cavalheiro, humilde, gentil. É tão triste dizer adeus ao baterista da maior banda de rock n ‘roll de todos os tempos… Obrigado Charlie pelas memórias maravilhosas de trabalhar com você, e por um backbeat como nenhum outra… Que você descanse em paz”.
LEIA TAMBÉM: Mr. Charlie Style Watts completa 80 anos – 58 deles na bateria do Rolling Stones