O Hall da Fama do Rock and Roll recebeu muitas críticas, especialmente nos últimos anos, quando o Hall introduziu artistas das áreas de rap e pop.
Por conta dessas decisões, muitos começaram a questionar a validade do título do Hall, dado o escopo mais amplo de representação do artista. Em uma conversa com Joe Rock da rádio WBAB de Long Island, o presidente e CEO do Rock Hall, Greg Harris, abordou essa mesma preocupação.
Quando Joe perguntou o que o CEO responderia aos que estão sugerindo uma mudança de nome, mais precisamente para Music Hall of Fame, ele disse: “Acho que para chegar ao cerne disso. As pessoas gostam das coisas que estão mais próximas delas, e acho que eles precisam expandir seu pensamento sobre o rock ‘n’ roll. É um grande guarda-chuva.”
“Eu acho que as pessoas precisam expandir seu conceito de rock ‘n’ roll. É uma grande tenda. Rock ‘n’ roll nunca foi apenas quatro caras magrelos de cabelo comprido com guitarras; sempre foi algo diversificado… Nós usamos essa interpretação, de que essas são todas variantes do rock ‘n’ roll. E eu acho que, por baixo disso tudo, a questão sempre vai parar no hip-hop porque algumas pessoas não são fãs,” disse Harris. “É uma grande tenda e todo mundo se encaixa nela. É uma atitude, um espírito, e isso é rock ‘n’ roll.”
Uma das maiores preocupações, especialmente entre os fãs de música mais pesada, é a falta de representação dos artistas de metal. Alguns favoritos do metal, como Judas Priest e Iron Maiden, vêm sendo preteridos nos últimos anos.
Com em seus comentários recentes, Harris enfatizou a importância de nomear bandas de metal. Ele reitera que um grande número de artistas nomeados eventualmente entram (80%), mesmo que não seja na primeira tentativa.
“Não há dúvida de que [Iron Maiden] é uma banda impactante e influente, é por isso que foram indicados este ano, junto com 15 outros artistas. Quando chegaram os votos, outros seis eram os líderes. Não estou questionando, eles são uma banda importante, eles são importantes e influentes “, disse Harris.
O CEO ainda acrescentou que todos tem seus favoritos, que trazem impactos pessoais. E portanto, da mesma forma que os fãs da banda vão olhar para a lista dos finalistas e se decepcionar, outros vão comemorar. É uma questão de preferência.
Você pode conferir a conversa completa entre Harris e Joe Rock da WBAB aqui.