Headbangers do Brasil: quem são, o que escutam e onde habitam? Uma pesquisa inédita pretende traçar o perfil do público brasileiro de metal. Desenvolvido por um grupo vinculado à UFSJ, de Minas Gerais, o projeto está na fase final de coleta de dados de fãs da música pesada.
Chamado de “Censo Headbanger”, o objetivo da iniciativa é criar um “levantamento demográfico e sociocultural voltado para a comunidade de amantes do heavy metal”, baseado em dados detalhados sobre preferências e interesses de quem está na cena do metal brasileiro, passando desde informações como idade, gênero e localização geográfica, até influências musicais, participação em eventos relacionados ao metal, preferências de subgêneros e experiências culturais e mais.
Segundo os responsáveis pela iniciativa, o Censo Headbanger pretende ir além da geração de números, sendo descrito como uma oportunidade de “esclarecer mitos e preconceitos associados à cena. É uma oportunidade de mostrar quem somos de verdade e enfrentar estereótipos de frente”.
Vinculada ao Grupo Transdisciplinar de Pesquisa e Extensão em práticas culturais do Heavy Metal, a pesquisa Censo Headbanger é um projeto dos pesquisadores Leonardo Nascimento, Cleber Araújo, Daniel França Alves e Marcos Henrique Oliveira.
Como participar do Censo Headbanger 2023?
Para participar do Censo Headbanger 2023 e contribuir para esse mapeamento das características dos fãs metal no Brasil, basta responder ao formulário oficial (clique aqui), que estará disponível até fevereiro de 2024. É necessário apenas fazer um login pelo Formulário do Google.