Texto escrito pelo WikiBrother Gabriel Brandino, do @moshinhell

“Bewitched”, da banda Candlemass, é um dos maiores clássicos do doom metal de todos os tempos. Essa é mais uma daquelas músicas que se não analisarmos bem a letra e o clipe, ela acaba passando despercebido em seu significado.

E ela é uma referência a uma das alegorias mais famosas do final da baixa idade média, “Danse Macabre”, ou então “Dança Macabra”.

Essa alegoria consiste na universalidade da morte, pois não importa a posição de cada um na vida, a “Danse Macabre” une todos.

As representações artísticas de Danse Macabre surgiram no século XIV, na França, muito por consequência de um poema do poeta francês, Henri Cazalis, e existem referências dela na literatura, pintura, escultura, gravura e música.

A referência mais famosa, e de onde a banda pegou muito o conceito, foi uma composição/poema escrito em 1874, pelo compositor francês Camille Saint-Saëns, em homenagem ao poema de Henri Cazalis.

Segundo a composição de Camille, ele fala de uma lenda medieval, onde uma vez por ano a Morte aparece na noite de Halloween, vai para um cemitério acordar os mortos de suas tumbas para dançar para ela, enquanto a própria Morte toca seu violino.

Então, os esqueletos dançam até que o primeiro galo cante ao amanhecer, quando eles devem retornar aos seus túmulos até o próximo ano.

Vendo o clipe, em certo ponto dele, o vocalista da época, Messiah Marcolin, faz o papel da morte, e coloca todos para dançarem (banguearem na verdade), e como o dia já está amanhecendo, eles vão em direção ao cemitério.

A letra da banda faz mais sentido depois de entender essa referência.

“Você está enfeitiçado
Enfeitiçado por deleite, você alcançará à noite
Dançando e cantando ao meu violino
Então pegue minha mão, e entenda
Que ninguém irá te ver novamente […]
Eu sou o mestre da música encantada
Vou tocar para sua alegria, para sua alma, para sua destruição […]
Cante comigo, conheça o seu destino
Se liberte para a magia […]
Acredite em mim, você foi capturado meu amigo
Você está enfeitiçado.”

LEIA TAMBÉM: Amon Amarth: A expedição viking numa canção da banda mais viking do metal

Categorias: Notícias

Com um time formado por mais de 20 repórteres e fotógrafos, a redação do Wikimetal traz todos os dias notícias, coberturas, entrevistas e outros conteúdos relevantes no mundo do rock e do metal.