O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, pode retomar shows e eventos em casas fechadas com capacidade total em 15 de junho. As medidas de isolamento e vacinação apresentam resultados promissores para a gradual volta à normalidade por lá.
Segundo a Rolling Stone, o governador Gavin Newsom planeja a reabertura completa do estado nesta data tendo em vista a tendência de queda no número de novos casos de COVID-19. Atualmente, a média semanal é de 2.600 novos casos, um número bem diferente dos 42 mil novos infectados por semana em janeiro deste ano. A média de mortes também teve redução significativa, com média de 102 vítimas fatais do vírus na última semana.
Casas de show, cinemas, teatros e centros de arte estariam inclusos na reabertura, que depende apenas da continuidade da queda do número de infectados. Atualmente, cinemas californianos funcionam com 50% da capacidade, shows externos com 67% e apresentações em casas fechadas estão interrompidas.
A reabertura de casas de shows deve começar na próxima semana, em 15 de abril, ainda com redução na capacidade. Mesmo com a reabertura, em junho, o uso de máscaras seguirá obrigatório, especialmente em ambientes fechados.
Alguns países já conseguiram realizar shows com milhares de pessoas após uma boa administração no combate ao coronavírus. Bandas como Midnight Oil e Crowded House já fizeram turnês locais, enquanto um festival de rock com mais de 120 mil pessoas aconteceu em Taiwan. Veja lista aqui.
LEIA TAMBÉM: Experimento com 5 mil pessoas aglomeradas em show, sem contágio de Covid-19, é feito com sucesso; confira os detalhes