Buddy Guy, lendário guitarrista, está confirmado para o festival Best of Blues and Rock que acontece em junho em São Paulo. As apresentações do guitarrista, nos dias 3 e 4, serão as últimas do músico no Brasil.
Desde 24 de fevereiro, Buddy Guy, hoje com 86 anos, está se despedindo dos fãs nos Estados Unidos, antes de vir ao Brasil com a turnê Damn Right Farewell Tour. O último e 34º álbum do guitarrista, Blues Don’t Lie, foi lançado em outubro do ano passado e Buddy Guy não planejava que fosse o último, porém a realidade se impôs ao músico.
Quem é Buddy Guy?
Buddy Guy nasceu em Lettsworth, Louisiana, em 30 de julho de 1936, e aprendeu a tocar guitarra sozinho e cedo na juventude.
Ele começou a tocar em clubes em Baton Rouge, Louisiana, ainda adolescente e em 1957 foi para Chicago. Lá foi descoberto pelo icônico Muddy Waters, que o ajudou a encontrar trabalho no 708 Club, onde conheceu outros bluesmen lendários, incluindo B.B. King e Willie Dixon. Em 1960-67, ele gravou vários sucessos para o selo Chess, incluindo “Leave My Girl Alone” e “Stone Crazy”. Ele também trabalhou como sideman para artistas como Howlin ‘Wolf, Little Walter e Koko Taylor.
Não foi até que músicos brancos mais jovens – entre eles Eric Clapton, Stevie Ray Vaughn, Keith Richards e Jeff Beck – reconheceram seu trabalho que se tornou famoso.
Além de seu trabalho como músico, Guy era dono de dois renomados clubes de blues em Chicago – o Checkerboard Lounge (1972–85) e Buddy Guy’s Legends (desde 1989). Em 2012 publicou a autobiografia When I Left Home: My Story, escrita com David Ritz.
Realizações
Influência para nomes como Jimi Hendrix, Eric Clapton e Stevie Ray Vaughan, o artista ganhou oito prêmios Grammy e um Lifetime Achievement Award, além da National Medal of Arts e do Kennedy Center Honors. Guy ficou em 23º lugar na lista dos 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos da revista Rolling Stone. Sua música “Stone Crazy” ficou em 78º lugar na lista da Rolling Stone das 100 melhores canções de guitarra de todos os tempos.
Ele foi introduzido no Blues Hall of Fame em 1985 e no Rock and Roll Hall of Fame em 2005.
Best of Blues and Rock
Veja abaixo as atrações confirmadas para o Best of Blues and Rock 2023, que acontece na plateia externa do Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
2 DE JUNHO (sexta)
Tom Morello
Extreme
3 DE JUNHO (sábado)
Buddy Guy – Damn Right Farewell Tour
Steve Vai
Dead Fish
4 DE JUNHO (domingo)
Tom Morello
Buddy Guy – Damn Right Farewell Tour
Goo Goo Dolls
Ira!
Day Limns
SERVIÇO:
Best of Blues and Rock 10 anos
Data: Dias 2, 3 e 4 de junho de 2023
Local: Plateia externa do Auditório Ibirapuera: Av. Pedro Álvares Cabral -Ibirapuera – São Paulo
Classificação: 16 anos (menores podem comparecer acompanhados de responsável legal)
Ingressos:a partir de R$ 450 (meia-entrada)
Vendas online: https://www.eventim.com.br/campaign/bestofbluesandrock