Quando Bruce Dickinson saiu do Iron Maiden, em 1993, a banda se encontrava em um ótimo momento da carreira, pós-lançamento do aclamado Fear of The Dark.
Em março de 2022, um fã perguntou ao vocalista por que ele decidiu sair do Iron Maiden naquela época. A interação aconteceu durante um dos shows de spoken word de Dickinson, onde ele conversa com o público, responde perguntas e conta histórias.
“Sinceramente, eu fiquei tão surpreso quanto todo mundo”, respondeu Bruce. “Acho que na hora as pessoas não acreditaram. Às vezes você só precisa mudar um pouco as coisas na sua vida.”
Falando mais sobre sua decisão, Bruce Dickinson esclareceu que saiu do Iron Maiden porque queria saber como era a vida fora da banda. “Eu pensei que se ficasse no Maiden para sempre, eu só saberia o que é ficar no Maiden”, explica. “Para aprender como é estar fora do Maiden, você precisa sair, porque, se você não sair, ninguém vai te levar a sério. Sempre seria ‘Oh, poxa. Ele está fazendo um álbum solo. Mas não é importante, vamos deixá-lo se divertir para assim ele voltar ao Maiden’.”
“Eu odiava isso, sabe. Então eu pensei ‘Foda-se, eu vou sair'”, ele contou. “E então as pessoas perguntaram o que aconteceria comigo se minha carreira solo não desse certo e eu disse ‘Seria Deus ou destino me dizendo que é para o melhor. Talvez seja melhor fazer algo agora do que ficar sentado em algum lugar no mundo da fantasia e acabar só mal-humorado.” A resposta completa pode ser assistida no vídeo abaixo a partir do minuto 2:44.
Bruce Dickinson queria que o Iron Maiden tivesse vocalista mulher
Bruce Dickinson deu uma entrevista para a Classic Rock em 2017 onde contou que queria uma vocalista mulher para substituí-lo no Iron Maiden.
“Eu falei pra alguém na época: ‘Por que eles não fazem algo absurdo e escandaloso? Chamem uma mulher! Tem algumas vocalistas finlandesas por aí com vozes absurdas! Façam algo para realmente impressionar as pessoas’,” conta Bruce.
O vocalista comentou então que, caso o Iron Maiden tivesse aceitado uma vocalista mulher, talvez isso representasse o fim definitivo de seus dias na banda. “Eu estaria f*dido. Eu nunca teria voltado”, brincou.
Após a saída de Bruce Dickinson, o Iron Maiden convidou Blaze Bayley para entrar no grupo. Juntos, lançaram The X Factor e Virtual XI e então Bruce Dickinson retornou em 1999. O vocalista, enquanto estava fora do Maiden, lançou quatro álbuns solo: Balls to Picasso, Skunkworks, Accident of Birth e The Chemical Wedding.
LEIA TAMBÉM: Bruce Dickinson diz que Iron Maiden não pretende se aposentar: “Vamos cair duros no palco”