Texto por Eduardo Simões Neto
Depois de quase 30 anos Bruce Dickinson retornou a Belo Horizonte com o seu trabalho solo, desta vez divulgando o excelente disco The Mandrake Project.
Cheguei no Arena Hall por volta das 18h e rapidamente recebi a credencial de imprensa. O público demorou para chegar, provavelmente em função dos jogos de futebol, mas quando a banda pisou no palco por volta das 20h, a casa estava razoavelmente cheia.
Assim como no show de 1997, Bruce abriu o show com “Accidente of Birth”, faixa título do disco do mesmo ano. É impressionante como, aos 65 anos, ele consegue alcançar todas as notas. E, como faz questão de destacar, não abaixa o tom das músicas.
Na sequência quatro músicas de quatro discos diferentes – “Abduction”, que abre o disco Tyranny of Souls, “Laughing in the Hiding Bush”, de Balls to Picasso, “Afterglow of Ragnarok”, de The Mandrake Project e a faixa título do impecável Chemical Wedding.
Com um catálogo solo sólido, o vocalista pode ser dar ao luxo de não tocar nenhum clássico do Iron Maiden. Mas incluiu um cover, “Frankenstein”, do The Edgar Winter Group, quando tocou percussão e fez um solo de Teremim.
Um belo clima de teclado e violão deixa tudo pronto para o maior sucesso da sua carreira solo, “Tears of the Dragon”.
O “tempo regulamentar” foi encerrado com “Darkside Of Aquarius”, com os dedilhados de baixo e dobras de guitarra que remetem, bem, ao Iron Maiden. E isso não é uma crítica: se ele quiser lançar mais 10 discos com essas características teremos prazer em comprar e ouvir.
Após o tradicional “vamos, mas ainda não fomos”, a banda retorna para o bis com “Navigate The Seas Of The Sun” que, como o músico fez questão de destacar, está sendo executada ao vivo pela primeira vez nessa turnê. “Book Of Thel” e “The Tower” encerraram os trabalhos.
Ao longo da semana algumas pessoas reclamaram do preço do ingresso, mas certamente ninguém reclamou do show. Até o som do Arena Hall, que nem sempre contribuiu, conseguiu ser ajustado já nas primeiras músicas.
Que Bruce não demore 30 anos para trazer de novo o seu trabalho solo para Belo Horizonte.
Setlist:
- Accident Of Birth
- Abduction
- Laughing In The Hiding Bush
- Afterglow Of Ragnarok
- Chemical Wedding
- Many Doors To Hell
- Ressurection Men
- Rain On The Graves
- Frankenstein (Cover De The Edgar Winter Group)
- The Alchemist
- Tears Of The Dragon
- Darkside Of Aquarius.
BIS
- Navigate The Seas Of The Sun
- Book Of Thel
- The Tower