Curso de Geografia Social da Universidade de Newcastle quer estudar a geografia do heavy metal
A Universidade de Newcastle, na Austrália, anunciou uma vaga de bolsa de estudo cujo o objeto de pesquisa é o heavy metal.
São oferecidas três bolsas de doutorado diferentes, duas para australianos e uma para alunos estrangeiros. Cada uma no valor de cerca de R$ 73 mil por ano para estudar a antropologia de culturas marginais da sociedade. As teses devem estudar o surgimento do heavy metal no hemisfério norte e como o gênero chegou na Austrália.
O projeto do estudo já foi desenvolvido, e apresenta sete perguntas centrais a serem respondidas sobre o heavy metal: “quais temas as letras de bandas de metal australiana adotaram?”; “São culturais e geograficamente únicas do continente?”; “Qual é a relação entre a evolução cultural do heavy metal na Austrália e o colonialismo?”; “O heavy metal australiano é um fenômeno majoritariamente branco? Qual foi a resposta para a diversidade na cena?”; “Como o gênero é visto dentro da cena do metal na Austrália?”; “Qual é a reputação que os fãs de metal têm dentro do contexto australiano? Isso impacta no tipo de espaços que os fãs querem utilizar?”; “Como a geografia do país, comparada a outras cenas. contribuiu ou atrapalhou sua aceitação cultural?” e “O que existe no heavy metal australiano que o torna tão distintivo?”.
Simon Springer, diretor do curso falou sabre a oportunidade. “Como um fã de metal durante toda a vida que recentemente começou a estudar o assunto, achei que seria um bom começo para aproximar a minha pesquisa. E claro, quando eu era estudante, ia adorar que alguém me dissesse que estudar o heavy metal é academicamente válido.”
LEIA TAMBÉM: Pesquisa revela que escutar heavy metal dirigindo pode afetar sua atenção