Em entrevista para a edição comemorativa da Rock Candy Magazine pelo aniversário de 50 anos do álbum Sabotage do Black Sabbath, o guitarrista Tony Iommi, baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward falaram sobre os bastidores do trabalho.
Eles relembraram o processo criativo turbulento, que foi marcado pelo processo de litígio judicial que o grupo enfrentava contra seu antigo gestor, Patrick Meehan. O episódio inspirou até o título do lançamento.
Ao editor da revista, Howard Johnson, Butler disse que a banda, originária de Birmingham, na Inglaterra, estava profundamente irritada por “não ter quase o que mostrar após um período de quase cinco anos em turnês, compondo e gravando”.
“Era difícil dividir o nosso tempo entre criar músicas e estarmos presentes nos escritórios dos advogados e nos tribunais. Mas, por estar em uma situação difícil dessas, eu acho que as músicas em Sabotage foram as mais furiosas que já escrevemos”, completou o baixista.
A dificuldade também foi um obstáculo para Iommi, que destacou que o episódio aconteceu durante as gravações do disco. “Uma hora, estávamos preocupados sobre se um riff encaixava em uma música. Na outra, nós estávamos sentados em uma audiência no tribunal”.
Fase Experimental
Mesmo em meio ao cenário caótico dos bastidores, o grupo se manteve focado em sua fase descrita como “mais experimental” por Butler, que afirmou que o grupo continuava na busca por novas direções depois de testar diferentes instrumentos no lendário disco Sabbath Bloody Sabbath.
“Naquela época, os sintetizadores eram relativamente novos, então pensamos que teríamos que utilizá-los em algumas músicas. Foi muito divertido”, disse. Para ele, “Hole In The Sky” e “Symptom Of The Universe” são duas de suas faixas favoritas do Black Sabbath.
O baterista Bill Ward também expressou sua felicidade com a evolução do trabalho. “Eu estava muito, muito feliz com as composições”. “Acho que estávamos nos permitindo expandir nossos horizontes. Nós percorremos um longo caminho desde a música “Black Sabbath”, por melhor que ela seja. A riqueza que estávamos construindo em Sabotage era brilhante”.
Confira a capa da edição da revista Rock Candy em comemoração aos 50 anos do disco aqui.
LEIA TAMBÉM: Black Sabbath: Ozzy Osbourne fará última apresentação sentado em trono