A faixa homônima do Black Sabbath alcançou o disputado primeiro lugar da lista de 100 melhores músicas de heavy metal de todos os tempos segundo a Rolling Stone. O videoclipe pode ser assistido ao final desta matéria.
A revista destaca a “essência do mal” que os riffs pesados da guitarra de três acordes proporcionam em conjunto com o sino da igreja e a tempestade. A canção é como um verdadeiro filme de terror que, inclusive, foi inspirada na obra cinematográfica de mesmo nome de Boris Karloff. “Hoje, Black Sabbath exala a mesma majestade crua e infernal; é assustador e divertida ao mesmo tempo. É o sentimento que todas as bandas de metal têm perseguido, desde então, e ainda reina supremo”, apontou a revista.
A curadoria da lista foi realizada por críticos e escritores headbangers da Rolling Stone que debateram por diversos meses sobre tais méritos.
“Black Sabbath” faz parte do álbum auto-intitulado da banda, lançado em 1970. O disco de estreia não é só um sucesso entre a crítica como entre muitos fãs, sendo considerado o nascimento do heavy metal. Uma enquete do Wikimetal revelou que 29% dos leitores o classificam como o melhor projeto debut do gênero musical.
A letra sombria da faixa, relacionada ao satanismo, surgiu numa certa noite em que Geezer Butler se deparou com uma figura em pé no final de sua cama e com o desaparecimento de seu livro de bruxaria.
“O heavy metal nasceu, apropriadamente, em um pesadelo. ‘Eu estava dormindo e senti algo no quarto, como uma presença estranha’, lembrou certa vez o baixista sobre as origens da música. ‘Acordei em um mundo de sonho e havia uma coisa preta no pé da cama, olhando para mim. Isso simplesmente me assustou’”, contou o músico.
LEIA TAMBÉM: 10 bandas que copiam Black Sabbath e ninguém reclama, segundo site