A banda de hardcore Black Pantera reforça sua contínua participação no movimento negro com o EP audiovisual Capítulo Negro, que chegou na última sexta, 20, Dia da Consciência Negra.
O disco traz três músicas com discurso forte sobre empoderamento que marcaram a vida dos integrantes, que ganharam novas versões assinadas pelos mesmos, reforçado pelo intenso curta dirigido por Leonardo Ramalho.
“Identidade”, de Jorge Aragão fez parte da adolescência do baterista Rodrigo Pancho, como o mesmo conta “Comecei aos 14 anos tocando percussão e Jorge Aragão na época era uma grande referência. Quando surgiu a oportunidade de fazer esse trabalho, fiz questão de incluir essa canção”.
Sucesso do álbum de estreia d’O Rappa, “Todo Camburão tem um Pouco de Navio Negreiro”, tem como destaque a força dos versos, como discorre o baixista Chaene da Gama, “Apesar de ser uma música de 1994 ela é atemporal e remete à atualidade, se tornando ainda mais urgente com o aumento da violência racial por parte da polícia, do estado e da sociedade como um todo. É um marco na nossa carreira fazer uma releitura de uma canção como essa”.
E por fim, mas definitivamente não menos importante, “A Carne”, conhecida na voz de Elza Soares, “Alguns anos atrás fomos convidados para tocar num festival no Dia da Consciência Negra e pediram que a gente escolhesse uma música que representasse a data”, conta o vocalista Charles Gama. “Escolhemos essa, muito emblemática, adaptamos ao nosso estilo e acabamos incluindo nos shows”.
Clique aqui para conferir o EP Capítulo Negro, do Black Pantera.