Billy Joel, renomado vocalista e pianista, foi um dos principais nomes nas comemorações do Ano Novo nos Estados Unidos que celebrou o encerramento de 2024.
Em uma performance memorável, Billy Joel se apresentou na UBS Arena, em Elmont, Nova York, na última quarta-feira, 01. O cantor trouxe ao seu público uma verdadeira viagem pelos maiores sucessos de sua carreira.
Assim, encantando a multidão com sua energia e talento, surpreendeu os fãs ao trazer um convidado especial. A surpresa foi o baterista Jason Bonham, filho do icônico John Bonham, baterista do Led Zeppelin.
Juntos, eles entregaram uma interpretação eletrizante de “Whole Lotta Love”, clássico da banda britânica e um dos maiores hinos da história do rock.
Durante a apresentação, Joel, ao apresentar o convidado em meio a um público animado, anunciou a canção brincando: “Todos vocês conhecem essa música. Não é uma música de piano.”
Em clima de celebração, Bonham fez uma apresentação animada e que emocionou os fãs do mundo inteiro.
A canção, que marcou a vida e carreira de seu pai, foi uma homenagem não apenas ao legado do Led Zeppelin, mas ao público que viveu de forma intensa todas as fases da banda.
A História de “Whole Lotta Love”
“Whole Lotta Love” foi uma canção lançada em 1969 como parte do segundo álbum do Led Zeppelin, Led Zeppelin II. A música logo se tornou um dos maiores sucessos da banda.
O processo de composição contou com a participação dos icônicos quatro membros. Jimmy Page (guitarra), Robert Plant (vocais), John Paul Jones (baixo e teclados) e John Bonham (bateria).
Conhecida por seu tom sensual e com o riff inconfundível de Page, a música é considerada uma das mais influentes da história do rock.
Com a fusão de blues, hardrock e psicodelia, seu impacto foi tão significativo que influenciou diversas gerações de músicos.
Ainda, é frequentemente incluída entre as melhores canções, com reconhecimento mundial mesmo após os mais de 60 anos de seu lançamento.
O processo por plágio
Em 1980, a banda foi surpreendida ao ser acionada judicialmente pela filha do cantor americano, Willie Dixon.
O processo tinha o objetivo de acrescentar o nome de Dixon ao rol de compositores da canção, atribuindo-lhe os royalties.
Mesmo diante das controvérsias, o desfecho foi claro para os músicos em meio ao embate judicial. “Whole Lotta Love” (1969) tratava-se de uma adaptação não creditada de “You Need Love” (1962) (via LL Audio).
Após negociações, as partes se resolveram fora dos tribunais em forma de acordo.
Assim, finalmente, os herdeiros de Dixon receberam uma compensação financeira, além de verem seu nome finalmente associado à composição (via Rolling Stone).
LEIA TAMBÉM: Documentário sobre o Led Zeppelin ganha trailer; assista