Beyoncé adicionou um cover de “Blackbird”, dos Beatles, na tracklist de seu novo álbum, Cowboy Carter (2024), lançado nesta sexta-feira, 29.
A faixa do famoso “álbum branco”, 1968, foi escrita por Paul McCartney e recebeu algumas contribuições líricas de John Lennon. Em 2002, McCartney revelou em uma entrevista que a canção foi inspirada pelo movimento dos direitos civis dos negros, que aconteceu nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1970 (via Loudwire).
“Eu estava na Escócia tocando meu violão e lembro que toda essa ideia de ‘você estava apenas esperando esse momento surgir’ era sobre a luta do povo negro nos estados do sul, e eu estava usando o simbolismo de um melro [“blackbird”]. Não se trata realmente de um pássaro negro cujas asas estão quebradas, é um pouco mais simbólico”, explicou.
A versão de Beyoncé reforça o significado original da canção ao ser inserida em seu novo disco; o projeto é a segunda parte de uma trilogia de álbuns que busca resgatar o protagonismo negro em gêneros onde sua presença e pioneirismo foram apagados. Ouça agora:
LEIA TAMBÉM: Fernanda Lira apresenta seu gosto musical em seleção de 31 músicas, de Surra a Beyoncé