Jesus! Nergal, frontman do Behemoth, está sendo acusado de blasfêmia ao postar em suas redes sociais uma foto pisando em uma imagem da Virgem Maria.
Segundo o Super Express, o artista, que tem como nome real Adam Darski, postou em 2019 uma foto pisando na imagem de um ensaio de fotos de seu projeto paralelo Me And That Man.
A publicação fez o artista ser acusado de “publicamente insultar o objeto de louvação do Cristianismo na forma da pessoa da Mãe de Deus”.
“Representantes da Ordo Iuris e da Sociedade Patriótica foram informados sobre a contravenção de Nergal”, afirma Aleksandra Skrzyniarz, porta-voz do gabinete do promotor distrital em Varsóvia [tradução via Loudwire]. “O procurador de Varsóvia acrescentou que durante a investigação as vítimas foram interrogadas e foi nomeado um perito no campo dos estudos religiosos. O parecer conclui claramente que pisar com um sapato a imagem da Mãe de Deus é uma ofensa aos sentimentos religiosos “.
Sobre o processo, Nergal escreveu, “Outro processo acontecendo. A razão? Em todos os casos o mesmo: ofensa aos SENTIMENTOS RELIGIOSOS! Você consegue imaginar esse absurdo no século XXl? A Polônia está mentalmente tããão por trás da Europa civilizada que somos literalmente o último bastião do chamado “casus da blasfêmia”. Até mesmo a extremamente católica Irlanda removeu este parágrafo da constituição recentemente. Isso ACONTECERÁ na Polônia em algum momento… e sim, estou disposto a ser esse trampolim. Que se F*DA o fundamentalismo religioso em cada droga de buraco. E, francamente, tenho certeza que vou ganhar este e TODOS os outros casos. Apenas espere e veja.” Confira abaixo o comentário completo do artista.