Ícone do site Wikimetal
The Beatles

The Beatles. Crédito: Divulgação

Beatles: música de John Lennon que gerou a saída de engenheiro de som

“Eu queria sair”, disse Geoff Emerick, engenheiro de som da banda

Na produção do álbum The Beatles (1968), conhecido também White Album, os Beatles enfrentaram sessões de gravação cheias de tensões entre os membros da banda e o ambiente desgastante chegou na equipe técnica com a saída de Geoff Emerick, engenheiro de som da banda.

Emerick trabalhou com o quarteto de Liverpool em Revolver (1968), Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967), singles como “Paperback Writer” e voltando em Abbey Road (1969), mas foi no White Album que ele resolveu deixar a banda.

Em gravações caóticas, era complicado para Geoff Emerick administrar o que cada um estava trabalhando e querendo gravar. O engenheiro ia para uma sala ver Paul McCartney tocar e gravar “Martha My Dear“, depois ia para a outra sala ver algo totalmente diferente onde John Lennon estava testando vários sons na experimental “Revolution 9“.

Foi em “Cry Baby Cry” de Lennon, que o guitarrista chegou a menosprezar Emerick e fez com que ele desistisse de trabalhar no álbum e com os Beatles.

Uma matéria da revista britânica Far Out resgatou o que o engenheiro de som disse ao sair da produção do registro e como estava o ambiente das sessões de gravação (via Far Out):

“Eu perdi o interesse no White Album porque eles estavam realmente discutindo entre si e xingando um ao outro. Disse ao George Martin: ‘Olha, eu já tive o suficiente. Eu quero ir embora. Eu não quero saber mais nada.’ George disse: ‘Bem, saia no final da semana’ – acho que foi uma segunda ou terça-feira – mas eu disse: ‘Não, eu quero sair agora, neste exato minuto.’ E foi isso mesmo.”

A saída de Geoff Emerick não pareceu refletir no jeito de como a banda estava tocando. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr tinham acabado de se separar criativamente e, forçá-los a entrar na mesma sala para tocar as mesmas músicas, era tamanha tortura para eles criativamente quanto foi para o engenheiro.

O White Album foi indício do desgaste na relação musical e pessoal do quarteto de Liverpool, o qual se reflete em um registro que mais se parece de discos solos de cada integrante dentro de um álbum de estúdio dos Beatles.

Confira o tracker de The Beatles:

LEIA TAMBÉM: The Beatles ganha novo documentário, produzido por Martin Scorsese

Sair da versão mobile