No início de 1964, os Beatles eram pouco conhecidos nos Estados Unidos. No dia 29 de novembro será lançado um documentário que retrata a vinda do grupo de Liverpool à Nova Iorque que mudou isso. Mesmo com a Beatlemania já tendo tomado conta da Inglaterra, o grupo não figurava e não tinha nenhuma música nas listas de músicas mais tocadas no país.
Porém isso mudou quando em fevereiro de 1964, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, desembarcaram na América. O grupo participou de uma apresentação no programa The Ed Sullivan Show. Na época a transmissão chegou a 73 milhões de casas. Assim, em menos de 48 horas a cultura jovem americana virou adepta a Beatlemania.
Novo documentário ilustra a chegada do Beatles nos Estados Unidos
O filme, que recebeu o nome de Beatles ‘64, apresenta imagens raras do grupo filmadas pelos famosos documentaristas Albert e David Maysles. No caso, restaurado em 4K para esta nova apresentação. Além disso, teve produção de Martin Scorsese e direção de David Tedeschi.
Nele encontraremos a apresentação no The Ed Sullivan, o primeiro show da banda nos EUA, em Washington. Ambos remixados por Giles Martin, que trabalhou em várias reedições dos Beatles nos últimos anos.
Além de imagens de arquivo dos Beatles conversando e se apresentando, novas entrevistas com McCartney e Starr estão incluídas no próximo filme. Os fãs também falam sobre o impacto que viram os Beatles durante os primeiros meses turbulentos de sua chegada aos Estados Unidos.
O documentário tenta desvendar o impacto que essa apresentação teve na vida e cultura do país. Inspiraram jovens que acabaram fazendo a revolução no rock dos anos 60 e 80. Por fim, esse impacto segue até hoje.