O Batushka, banda polonesa de black metal, em sua versão com o vocalista Bartłomiej “Варфоломей” Krysiuk, anunciou através de suas redes sociais a mudança de seu nome para Patriarkh, após Krysiuk perder o processo movido contra ele pelo fundador do Batushka, Krzysztof “Derph” Drabikowski, sob os direitos de usar o nome, e das últimas postagens da banda anunciado o “fim de uma era”.
Na publicação (via Metal Injection) o Batushka esclareceu as mudanças e como a história seguirá nos próximos meses:
“Queridos peregrinos, fãs e amigos!” escreveu Krysiuk. “Como vocês devem ter notado nas últimas semanas, temos divulgado nossos últimos shows em várias partes do mundo. Chegou o momento para o qual nos temos preparado nas últimas semanas – um momento de MUDANÇAS FINAIS.”
“Nos últimos dois anos, temos trabalhado em novas músicas, em um novo álbum e em um novo palco. Isso nos custou muitos sacrifícios e esforços. Junto com o novo palco musical, decidimos abraçar um novo capítulo da banda com um nome completamente novo. Este também é o momento perfeito para que toda a sua atenção se concentre em nossa música e no que temos a dizer através dela, em vez de lutas legais ou pessoais que atormentam nossas mentes como um câncer.”
“Agora que vemos o quão importante é para muitas pessoas desacreditarem o nosso trabalho árduo e desviarem a atenção do que realmente importa, a nossa MÚSICA, decidimos levantar este fardo para não anular os nossos esforços. Queremos nos dissociar completamente de tudo isso, mudar completamente o nome da banda e começar um novo capítulo para nós mesmos como indivíduos e para a banda.”
“Por outro lado, apreciamos quantas pessoas nos valorizam, os fãs dedicados que temos em todo o mundo, e o quanto devemos a vocês. Portanto, queremos enterrar todas as emoções negativas, disputas e dramas junto com o antigo nome Batushka.”
“Com nova música e um novo nome, pretendemos definir uma nova direção e começar uma nova história. Uma história que esperamos que vocês se juntem a nós para construirmos juntos em todo o mundo porque sem vocês, nossos Peregrinos, não faz sentido!”
“A mudança não vai acontecer de um dia para o outro, esta fase vai durar até ao final do ano. Entretanto, preparem-se para uma nova música, uma nova imagem e uma nova qualidade de atuações que queremos apresentar junto com a nova música.”
“O dia 13 de dezembro será uma data simbólica. Em Melbourne, na Austrália, acontecerá o último concerto de despedida do Batushka, e enterraremos coletivamente este palco durante a última liturgia.”
“Logo após o ano novo, com a nova publicação, nascerá PATRIARKH. O patriarca, juntamente com a nova aliança, iniciará o seu reinado e enviará o seu Profeta ao mundo! Antecipe a bênção do seu novo Patriarca e das novas Grandes Ortodoxias!”
Separação da formação original e processos
Drabikowski e Krysiuk se separaram em 2018, com o fundador e guitarrista seguindo com o nome Batushka, porém em 2019 a versão da banda com Krysiuk assinou com o Metal Blade Records e lançou Hospodi. Depois de um tempo, eles assinaram com a Napalm Records, lançando mais discos e fazendo diversas turnês pelo mundo todo.
Drabikowski continuou como Батюшка e lançou mais um álbum, Панихида, também em 2019, tudo isso enquanto a batalha judicial acontecia nos bastidores para determinar quem poderia ficar com o nome.
Em junho deste ano foi decidido que Drabikowski é o dono do nome e que Krysiuk não pode continuar como Batushka sem a permissão de Drabikowski. Como Krysiuk observou em uma declaração, ele e sua banda planejaram apelar da decisão, mas agora, aparentemente, Drabikowski ficará com o Batushka e Krysiuk ficará com o Patriarkh, que iniciará suas atividades em 2025.
LEIA TAMBÉM: Behemoth anuncia lançamento de show comemorativo ‘XXX Ov Blasphemy’