Enquanto algumas pessoas acreditam que o rock está morto ou que a música brasileira se resume aos estilos mais populares, as bandas nacionais de rock e heavy metal provam o contrário constantemente, apesar de todos os desafios e, infelizmente, falta de apoio do público daqui.
Como parte da missão do Wikimetal de realizar pontes e divulgar a cena nacional para a comunidade de rock e metal, trazemos mais uma lista do Orgulho Nacional com bandas que você precisa ouvir: KRAFTER, Mandraz e Patria
KRAFTER
Com dois singles já lançados, “WTF” e “Get Over Here”, a banda carioca/mineira se inspira em grupos como Wage War, I Prevail e Architects para criar seu próprio modern metal.
“WTF”, o mais recente single, fala sobre “a insanidade mental e desconexão com a realidade”, segundo a própria banda. KRAFTER explica que o instrumental foi criado para ser algo pesado e marcante, enquanto o vocal traz melodias clean sem deixar o scream de lado.
KRAFTER é formado por Rafael Dias (vocal) e Adriano Carvalho (guitarra). A dupla está atualmente trabalhando na divulgação do single e preparando os próximos singles.
Mandraz
A banda Mandraz, comandada pelo baterista Daniel Berrettini e o baixista G. Cross, trabalhou em seu EP de estreia com artistas convidados como o vocalista João Luiz (Golpe de Estado, ex-King Bird e Casa das Máquinas) e os guitarristas Alexandre Fabbri e Marcello Schevanno (Golpe de Estado, Carro Bomba).
O EP Mandraz apresenta um rock pesado em português com pegada oitentista inteiro produzido pela própria banda. A captação de áudio e mixagem ficou nas mãos de Gustavo Barcellos e a masterização com José Maron.
Assim como em todos os singles, o EP apresenta a mascote da banda, a coruja Mandraz. “A coruja, pela sua natureza mística e observadora define a filosofia da banda, crítica e atenta ao comportamento humano e à sociedade”, explica G. Cross.
Patria
Inspirado no black metal e na mitologia normalmente acompanhada por ele, o grupo Patria lançou o sexto álbum de estúdio. Hexerei, que significa bruxaria em alemão, traz várias participações especiais de amigos e colegas do grupo.
Em uma declaração divulgada à imprensa, o guitarrista Mantus explicou o motivo da escolha do nome: “Escolhemos este título porque a letra e a música [do álbum] estão envoltas por esta atmosfera mítica e ritualística.”
Patria é formado por Mantus (guitarra), Tsword (vocal), Ristow (guitarra), Vulkan (baixo) e Abyssius (baixo).
LEIA TAMBÉM: Bandas brasileiras de rock e metal que você precisa ouvir: SOLEMNI, Death Slave, Querela