Enquanto algumas pessoas acreditam que o rock está morto ou que a música brasileira se resume aos estilos mais populares, as bandas nacionais de rock e heavy metal provam o contrário constantemente, apesar de todos os desafios e, infelizmente, falta de apoio do público daqui.
Como parte da missão do Wikimetal de realizar pontes e divulgar a cena nacional para a comunidade de rock e metal, trazemos mais uma lista do Orgulho Nacional com bandas que você precisa ouvir: Commando, Coastwise e Macunamassa
Commando
A banda paranaense Commando lançou recentemente Resistência, um álbum, que segundo a própria banda, fala sobre autoconhecimento enquanto navega entre o rock e o country rock.
“Resistência está em todos os lados; a resistência que te segura e você tem que quebrá-la; a sua resistência contra o mundo e do mundo contra você; a resistência que você tem que ter pra aguentar tudo isso. E onde mais você puder imaginar”, reflete o guitarrista e vocalista Ique Kardush.
Além dele, o grupo é formado atualmente por Daniel Dória (guitarra), Marcelo Cobaia (baixo) e Mateus Cestaro (bateria).
Coastwise
A banda Coastwise lançou recentemente seus primeiros singles, “What is Mine” e “Lonely Dream”. A proposta da banda é unir o hard rock com outros subgêneros de rock, em uma forma de revival.
“Lonely Dreams”, que você pode ouvir logo abaixo, “foge um pouco do padrão em que o eu-lírico não quer acordar de um sonho. Na verdade, ele não quer tornar a dormir novamente, pois os sonhos são solitários, onde não consegue estar com a pessoa amada e correr do pôr do sol e vagar pelas ruas parece ser a melhor solução”, contou a banda.
Coastwise é formada por Arthur Pagliarini (vocal), Histem Jr. (guitarra), Maurício Ramos (baixo) e Breno Carlini (bateria).
Macunamassa
Vinda da Zona da Mata Sul de Pernambuco, Macunamassa lançou recentemente seu terceiro álbum, Fissura. Segundo a banda, o trabalho foi gravado “como um grito contra o caos sanitário e político do país”.
Macunamassa costuma misturar diversas influências em seu som como rock, punk, funk e metal. Nesse álbum, o grupo aposta em uma sonoridade mais agressiva e distorcida. “O disco é um grito de basta contra esse caos político e descaso com a saúde; é pra ser um despertar e um soco na boca do estômago do público”, enfatiza Tomás Azevedo, guitarrista e vocalista.
Fissura é um álbum pesado e furioso gravado inteiramente ao vivo em um único take no estúdio por Tomás Azevedo (guitarra e vocal), Thiago Tardelli (baixo) e João Marinho Chinaski (bateria).
LEIA TAMBÉM: Bandas brasileiras de rock e metal que você precisa ouvir: Forkill, Semblant, Persevera