Kim Thayil, guitarrista do Soundgarden, entende bem quando o assunto é grunge e elegeu uma banda capaz de resumir perfeitamente o “arquétipo” do estilo musical dominante dos anos 1990 – e não é o Nirvana.
Em recente entrevista ao Lifeminute (via Ultimate Guitar), Thayil falou sobre como o termo “grunge” nunca representou de fato a efervescência musical originada em Seattle, nos Estados Unidos.
“Grunge era esse rótulo genérico de bandas de Seattle em geral, mas também incluía bandas como Smashing Pumpkins e Stone Temple Pilots se misturavam muito com grunge – eles estavam em Los Angeles e Pumpkins em Chicago. Certamente há uma estética cultural que compartilhamos com todas essas bandas, mas acho que musicalmente, a ideia de um grande acorde é tudo confuso e distorcido”, comentou.
Qual banda poderia definir melhor esse gênero, então? “Eu acho que o Nirvana provavelmente incorpora a identidade musical do grunge, talvez – a banda que melhor resume o grunge, eu acho, é o Mudhoney, o som do Mudhoney, e seu estilo e atitude. Essa é a banda grunge arquetípica”, disse.
LEIA TAMBÉM: Blaze Bayley afirma que grunge não durou porque bandas eram “miseráveis e suicidas”