Ícone do site Wikimetal
Apocalyptica

Apocalyptica. Crédito: Divulgação

Apocalyptica: Ouça versões de algumas músicas do Metallica com participações de James Hetfield e Robert Trujillo

Os violoncelistas finlandeses irão lançar o álbum Apocalyptica plays Metallica Vol.2 , com versões arrebatadoras de clássicos dos gigantes do metal

Apocalyptica lançou recentemente singles das versões do Metallica, do novo álbum Apocalyptica Plays Metallica Vol. 2, previsto para ser lançado em 7 de junho de 2024. Dessa vez com participações mais do que especiais dos próprios integrantes do Metallica, o vocalista James Hetfield e o baixista Robert Trujillo.

Em 1996, o então quarteto finlandês de violoncelistas fez um álbum só de versões de músicas do Metallica nos violoncelos. O projeto teve muito sucesso e foi muito elogiado, então o grupo decidiu mantê-lo com outras versões de músicas do metal mundial de diversas bandas, inclusive dos brasileiros do Sepultura.

Dessa vez, eles refazem um tributo exclusivo ao Metallica, com participações especiais de dois integrantes da banda. Em “One”, onde James Hetfield declama a letra da música, a versão tem um tom sombrio e pesado na musicalidade bem propício a temática da letra. Já em “The Four Horsemen”, a participação de  Robert Trujillo traz um peso a mais na canção. A linha de baixo com grooves característicos do baixista está bem encaixada com os violoncelos na música.

Participação do Metallica no álbum do Apocalyptica

A participação de Hetfield e Trujillo é motivo de muito orgulho para os integrantes do Apocalyptica. O grupo teve uma surpresa boa ao saber que eles tinham interesse nesse novo projeto.

Eicca Toppinen, violoncelista e um dos fundadores da banda comentou: “Eu acho incrível que James quisesse fazer isso. Estávamos sempre pensando, ‘Seria ótimo algum dia fazer algo com o Metallica’. Acho que a empolgação para ele veio da abordagem diferente que estávamos adotando, às vezes as ideias mais malucas são o que entusiasma as pessoas e esse foi o nosso desafio.”

O violoncelista principal e líder do Apocalyptica, Perttu Kivilaakso, acrescenta: “Usamos tudo ao nosso dispor para torná-lo mais bombástico possível. Tinha que ser épico. O resultado foi verdadeiramente cinematográfico, com James Hetfield narrando a história com aquelas letras poéticas. Foi poderoso e comovente”. Como fã devo dizer que foi inacreditável finalmente ouvir isso. Minhas mãos tremiam”.

Kivilaakso, contou ao DJ Force X Podcast sobre como surgiu o envolvimento de Trujillo : “Este conceito de álbum esteve de certa forma, em nossas mentes durante toda a carreira. Sempre soubemos que ainda há um muitas músicas legais do Metallica que queríamos que um dia tocassem no nosso estilo. Então agora depois da pandemia e tudo mais, parecia o momento certo para voltar às raízes”.

Ele continuou: “Nós sempre tivemos uma relação maravilhosa com o Metallica, eles sempre nos apoiaram enormemente, mas ainda assim nós os abordamos para perguntar se eles concordariam e se estaria tudo bem para eles se fizéssemos um álbum assim e essas conversas na verdade foi eventualmente, Rob até ofereceu que poderia tocar algo para nós. E é uma característica enorme e incrível claro ser tratado assim. E isso realmente mostra respeito também da parte deles, somos muito gratos por isso”.

O novo álbum está previsto para ser lançado ainda esse ano em 07 de junho pela Throwdown Entertainment, que continuará o legado iniciado em 1996.

Apocalyptica: Apocalyptica Plays Metallica Vol. 2
01. “Ride The Lightning”
02. “St. Anger”
03. “The Unforgiven II”
04. “Blackened”
05. “The Call Of Ktulu” (in memory of Cliff Burton)
06. “The Four Horsemen” (feat. Rob Trujillo)
07. “Holier Than Thou”
08. “To Live Is To Die”
09. “One” (feat. James Hetfield and Rob Trujillo)
10. “One” (instrumental)

Ouça e assista abaixo as versões disponibilizadas no canal da banda Youtube:

LEIA TAMBÉM: Apocalyptica lança videoclipe para cover de “The Unforgiven II”, do Metallica

Sair da versão mobile