Um colecionador sueco de Scorpions pode se tornar alvo de uma investigação policial após publicar um anúncio da capa censurada do álbum Virgin Killer (1976) em um site de vendas local.
A raridade ficou 24 horas disponível para eventuais compradores, mas o anúncio logo foi derrubado do Tradera sob acusação de veicular pornografia infantil. Antes da remoção do produto, foram realizadas 10 ofertas para compra do álbum, a mais alta delas em torno de R$ 213 no câmbio atual.
De acordo com o site Aftonbladet, o chefe de segurança do Tradera explicou que o álbum já apareceu outras vezes em anúncios, mas todos são removidos assim que a equipe toma conhecimento sobre o conteúdo não permitido.
Sobre a possibilidade de denunciar o vendedor, o site garantiu que formaliza denúncias “em casos de suspeitas de violações da lei”, mas ainda vai “examinar esse caso específico mais de perto” e está em contato direto com o vendedor. Uma nova tentativa de vender o item foi realizada, desta vez com uma fita adesiva cobrindo a capa, mas o item foi removido mais uma vez.
LEIA TAMBÉM: Scorpions: Fã brasileiro lança livro com “curiosidades e segredos” da banda
Desde o lançamento, a capa original de Virgin Killer se tornou um problema para os Scorpions e novas polêmicas ao redor da fotografia de uma criança nua surgem de tempos em tempos. Em 2008, a foto original foi banida da Wikipédia, mas já retornou ao ar.
A ideia para a capa partiu da gravadora dos alemães na época como estratégia para chamar atenção da imprensa fora do país – e deu certo. Para vender o álbum no resto do mundo, foram necessárias capas alternativas ou venda do disco lacrado com plástico preto.
“Hoje eu não faria isso, mas na época não tínhamos alternativa. Havia milhares de bandas lutando por atenção”, contou Dieter Dierks, ex-produtor da banda, ao Scorpions News em 2016. “Quando o cara apareceu para apresentar ideias de capas, estávamos todos muito chocados, mas esta capa controversa era o que estávamos precisando. De repente, tivemos a atenção da mídia que não tinha antes. Temos algumas críticas por isso, mas toda promoção é uma boa promoção. O diretor da RCA Japão passou uma noite na cadeia por causa dessa capa”.
LEIA TAMBÉM: Mikkey Dee sobre shows do Scorpions: “Mais difícil do que Motörhead”