Ícone do site Wikimetal
Angra

Ømni, o novo álbum do Angra

Ouvimos o novo álbum do Angra

No último sábado, dia 10 de Fevereiro, em pleno carnaval, o Angra convidou fãs, imprensa e parceiros para ouvir o novo álbum, Ømni. Num encontro descontraído, com as cervejas Holy Land, Angels Cry e a comemorativa de 25 anos sendo servidas, Fabio Lione, Rafael Bittencourt, Marcelo Barbosa, Felipe Andreoli e Bruno Valverde receberam todos com bastante entusiasmo para falarem sobre a sua mais nova obra.

Bittencourt abriu o evento com um discurso emocionado, dizendo o quão orgulhoso estava não só do resultado, mas também dos seus parceiros de banda e do quão coletivo foi a composição desse trabalho.

ØMNI traz tudo o que um fã de Angra espera: Melodias, peso e ritmos brasileiros.  A faixa “Light Of Transcedence” abre o álbum com elementos sinfônicos, um Power Metal típico do Angra, seguida por “Travelers Of Time” (que você pode conferir o lyric video ao final desse texto), com uma introdução com elementos da música brasileira.

“Black Widow’s Web” é a música mais pesada do disco, com tempos quebrados e traz duas participações um tanto quanto inusitadas: A cantora Sandy, juntamente com Alissa White-Gluz, do Arch Enemy (ex-The Agonist). A ideia de trazer a voz de Alissa veio em 2016, quando a banda participou do festival 70000 Tons Of Metal, e assistiram a performance do Arch Enemy. O conceito da canção era trazer os dois momentos opostos da viúva negra, por isso também há uma voz suave e angelical, em contraponto a voz gutural e agressiva. Sem dúvida alguma, um dos pontos altos do CD.

A música que se segue, “Insania”, é outro Power Metal com uma pitada de Prog, com um belo trabalho de baixo. A banda já gravou um videoclipe para essa música.

“The Bottom Of My Soul” é outro destaque no álbum. Uma balada bonita, emotiva e com Rafael Bittencourt no vocal. Para a faixa “War Horns”, a banda também já gravou um videoclipe e  a música tem participação de Kiko Loureiro, membro fundador do Angra e que hoje toca no Megadeth.

A música brasileira aparece novamente em “Caveman”, que também traz partes em português – o que Fabio Lione fez questão de ressaltar que admira muito bandas que colocam em sua obra o seu idioma natal.

“Magic Mirror” tem um pouco de sonoridade oitentista, e um refrão pegajoso em 7 minutos de uma verdadeira viagem. Felipe Andreoli, baixista, disse que essa música surgiu primeiro de uma parte tocada ao piano, que foi um processo coletivo de composição,  e é a preferida dele no disco.

“Always More” é mais uma balada e foi composta na época do álbum Secret Garden. A banda disse que também já há um clipe gravado para ela.

“ØMNI – Silence Inside” começa com uma influência espanhola e apresenta ritmo brasileiro, além de ter um lado Prog, passando por estrofes calmas e outras bem pesadas, e novamente, Rafael Bittencourt nos brinda com sua voz.  O álbum termina com uma música instrumental,“ØMNI – Infinite Nothing” crescente e com elementos sinfônicos.

Após a audição do álbum, a banda respondeu perguntas de fãs e imprensa. A ideia é que para todas as músicas do disco seja feito um clipe ou algum outro trabalho audiovisual. Andreoli e Marcelo Barbosa ressaltaram que a banda procura sempre acompanhar  as mudanças na relação e consumo do público,  tanto que o processo de criação do ØMNI foi disponibilizado na internet através de vídeos no Youtube. Clique aqui para assistir.

Ao ser perguntado por um fã sobre se o Heavy Metal no futuro será considerado a música clássica de hoje, Rafael Bittencourt foi enfático em dizer que “O Metal não será a música clássica do futuro. O fã de Metal tem que deixar de ser arrogante. O Heavy Metal precisa ser respeitado assim como qualquer outro estilo musical. Temos que ter cuidado para não alimentar a discórdia”.

A banda fará uma turnê mundial que contará com onze datas no Brasil. Clique aqui para conferir.

ØMNI  é o nono álbum de estúdio do Angra, e o segundo com Fabio Lione (ex-Rhapsody) no vocal. Foi gravado na Suécia e será lançado no dia 16 de fevereiro, via earMUSIC.

ØMNI tracklist:

  1. “Light Of Transcendence”
  2. “Travelers Of Time”
  3. “Black Widow’s Web”
  4. “Insania”
  5. “The Bottom Of My Soul”
  6. “War Horns”
  7. “Caveman”
  8. “Magic Mirror”
  9. “Always More”
  10. “Ømni – Silence Inside”
  11. “Ømni – Infinite Nothing”

Confira abaixo o lyric video da música “Travelers Of Time”:

Sair da versão mobile