Um livro que analisa a parte escrita e literária da discografia do Angra foi lançado pela Universidade Federal do Paraná. Mas para analisar a carreira de três décadas da banda, este é apenas o primeiro de um conjunto de três livros. O Peso do Metal – Por uma Tempestade Barroca, escrito por Victor André Pinheiro Cantuário, destaca as características literárias das letras.
A análise dos álbums da década de 1990 está no primeiro livro. Nesse período, a banda lançou os discos épicos Angels Cry (1993), Holy Land (1996) e Fireworks (1998). Mas o primeiro deles, segue considerado pela crítica a maior obra do Maestro Andre Matos, na época vocalista da banda.
O livro esmiúça as letras das músicas de cada álbum do Angra. Portanto, faz uma análise lírica e literária, onde compara traços do movimento artístico Barroco com as letras da banda de power metal.
Angra em turnê com seu décimo álbum
Atualmente, o Angra está em turnê para divulgar o álbum Cycles of Pain. Concluíram a parte europeia da turnê . No Brasil, o Angra fará diversas apresentações. Além da participação nos festivais Summer Breeze Brasil e ProgPower USA.
O décimo álbum de estúdio do Angra, Cycles of Pain, conta com participações especiais de artistas renomados como Amanda Somerville, Lenine, Vanessa Moreno e Juliana D’Agostini, e foi produzido, mixado e masterizado por Dennis Ward.
LEIA TAMBÉM: Angra lança videoclipe para a faixa “Here In The Now”