A banda Skyscraper, em parceria com o Wikimetal, divulgou uma emocionante homenagem a Andre Matos com uma gravação inédita do cantor.
A versão divulgada faz parte de uma demo tape “perdida” do Skyscraper gravada em 1992 que foi reencontrada recentemente e pode ser ouvida logo abaixo.
O áudio traz apenas o instrumental sem voz, porém nos presenteia com os vocais de Andre Matos no refrão, além dos backing vocals de Rafael Bittencourt. A faixa, intitulada “Some Laws of Life”, é de autoria de Andre Bastos que escreveu uma linda e tocante mensagem sobre a criação dela.
“Em 1991, eu fui convidado a entrar na nova banda que o Rafael Bittencourt queria montar. Aceitei e logo em seguida, Andre Matos juntou-se a nós e assim nascia o Angra. Na época, eu tocava em outra banda muito legal, o Skyscraper. Tive que deixar essa banda para focar no Angra. Um grande amigo, o João Racy, entrou no meu lugar.
Minha passagem pelo Angra encerrou-se no começo de 1992, mas a amizade continuou forte. Em janeiro de 1992, a banda Skyscraper entrava em estúdio para gravar sua nova Demo-tape. As 3 músicas que seriam gravadas eram da minha época, sendo um delas de minha autoria.
Como a minha proximidade com o Skyscraper continuava grande, eu participei de todo o processo e tive a ideia de chamar meus ex-companheiros de Angra, Rafael e Andre, para participarem dessa Demo. Ambos aceitaram prontamente. No dia da gravação, o Rafael foi direto ao estúdio e eu fui buscar o Andre no apartamento dele. No caminho, passei para ele uma partitura com as partes que ele ia cantar. Sem nunca ter ouvido as músicas, ele bateu o diapasão, achou o “Lá”, e foi solfejando as partes dele até chegarmos no estúdio.
Na hora de gravar as vozes, todos ficaram embasbacados. Lembro-me do técnico do estúdio, o Renatão, dizendo que nunca tinha visto alguém cantar assim!
Havia partes que só o Andre gravou, e outras que ele gravou junto com o Rafael. Acredito que foi a primeira vez que eles gravaram algo juntos. Nessas partes, o que era interessante é que ambos gravaram ao mesmo tempo, cantando juntos. Para balancear os volumes, o Andre ficava próximo ao microfone e o Rafael lá no final da sala! Sabemos que a técnica incrível e única do Andre incluía o fato de que ele não cantava em um volume alto. Já o Rafael empostava a voz, e acabava cobrindo o Andre. Então, o Rafael foi lá pra longe e o Andre ficou perto do microfone, e deu tudo certo. Ouvimos perfeitamente as duas vozes nas duas músicas que eles gravaram.
E, para fechar com chave de ouro, o Andre ainda gravou os teclados em uma das músicas!
Todos que estiveram no estúdio nesse dia lembram-se da experiência incrível que foi ter esses caras lá, com toda a humildade, gravando algo que ficou incrível. O Rafael já conhecia várias pessoas que estavam lá, então estava mais à vontade. Já o Andre conhecia 2-3 pessoas. Mesmo assim, foi atencioso, simpático, prestativo, e o resultado ficou maravilhoso. Depois da gravação, levei-o de volta para o apartamento dele e tivemos mais uma ótima conversa no caminho.
Hoje o Andre tem muito mais fãs do que ele tinha em 1992. Seria lindo poder compartilhar esse registro histórico com aquelas pessoas que ainda não tiveram a chance de conferir essa gravação.
Espero que gostem.”
Ao falar sobre a canção, Marcos Naza, vocalista e guitarrista do Skyscraper, disse que a gravação foi “uma surpresa e uma honra sem tamanho”. Ele ainda contou como foi a experiência para ele: “Andre Bastos, vulgo Andre Biloide, fez seu show de despedida com a gente pra se dedicar ao Angra, sua nova banda com Rafael Bittencourt e um tal de Andre Matos. E ele convidou os dois pra gravar uns backing vocals na demo tape que gravaríamos algumas semanas depois. Acredito que tenha sido a primeira gravação em estúdio dos dois juntos.”
“Os dois gravaram backings na ‘Captain Frog’, uma música minha e do Val Santos, e em ‘Some Laws Of Life’, uma música do Bilóide, em que o Andre também gravou os teclados. Como eu não havia gravado as vozes principais ainda, levei pra casa uma mix em fita K7 só com os backings pra treinar.”
Ele ainda conta como encontrou a gravação e o motivo pelo qual decidiu divulgá-la agora: “Uns meses atrás eu e o Bilóide nos lembramos dessa fita e eu a encontrei. Foi emocionante ouvir o Andre de novo e lembrar de toda essa história. Eu e o Bilóide achamos que seria legal compartilhar essa gravação e essa alegria com mais gente”.
“Some Laws of Life” seria regravada e lançada posteriormente com os vocais completos. Ouça aqui a versão demo inédita apenas com os vocais de Andre Matos e os backings de Rafael Bittencourt.