Todo mundo já ouviu falar em Andre Matos, ou pelo menos os fãs de música já ouviram falar, especialmente os de rock e heavy metal. Mas poucos podem afirmar que conheceram a verdadeira face do músico. Reservado, quieto e observador, Andre era um amante da música e da natureza e se contentava em sentar em uma pedra no sítio da família em Piedade, interior de São Paulo, com um teclado no colo, contemplando a imensidão da natureza brasileira.

Essa é a cena que marca o espectador que assiste os primeiros minutos do documentário Andre Matos: Maestro do Rock. O longa foi dirigido por Anderson Bellini e produzido pelo jornalista Thiago Mauro com apoio de Eco Moliterno, primo de Andre Matos, que também foi responsável pela publicidade e marketing do projeto.

Em uma coletiva de imprensa, o trio apresentou um trecho do filme e contou um pouco sobre a produção. Tudo começou com Anderson, um ávido fã que decidiu fazer um documentário sobre o Angra e conseguiu uma entrevista com Andre. O material foi tão rico – a conversa rendeu cinco horas de vídeo -, que Anderson mudou de ideia e decidiu fazer de Andre Matos o foco do documentário.

No trecho apresentado no evento, Andre é apresentado como um menino extraordinário que aprendeu a ler aos quatro anos e logo criou um jornal completo de notícias e editoriais para a família. Seu avô, com quem tinha uma relação fortíssima, nutriu essa sede por conhecimento que Andre sempre teve e que acabou resultando em estudos dos mais diversos. Andre era bacharel em Regência Orquestral e Composição Musical, estudou durante sete anos canto lírico e falava sete idiomas.

Andre Matos conquistou o título de Maestro do Rock por seu controle vocal, composição plural e criatividade fascinante que uniu rock, heavy metal e música clássica. As bandas pelas quais ele passou (entre elas VIPER, Angra, Shaman e Andre Matos Solo) são importantíssimas para a história musical brasileira – e mundial – e isso é inegável, mas Andre transcendeu suas próprias criações e se tornou um símbolo para muitos fãs de rock e metal. Agora, esses fãs têm a oportunidade de conhecer o homem por trás da maestria.

Andre Matos: Maestro do Rock estreia em 14 de setembro, dia em que o músico completaria 50 anos, no Theatro Municipal de São Paulo, local construído para Maestros como Andre. Os ingressos, infelizmente, já estão esgotados, porém, segundo informações do produtor, em breve o documentário deve ganhar datas nos cinemas em todo o Brasil.

A vontade de descobrir e estudar a verdadeira face de Andre Matos levou Anderson, Thiago e Eco para uma viagem sem precedentes na vida e história do cantor, viagem essa que rendeu quatro documentários que serão lançados durante todo o ano que celebra o cinquentenário de Andre Matos.

Ainda não há informações sobre os próximos lançamentos, mas novidades e takes inéditos, como gravações raras de Andre e mais, estão sendo disponibilizadas nas redes sociais do projeto.

LEIA TAMBÉM: Feliz Dia do Metal, Andre

Jornalista musical há 8 anos, é editora do Wikimetal, onde une suas duas grandes paixões: música e escrita. Acredita que a música pesada merece estar em todos os lugares e busca tornar isso realidade. Slipknot, Evanescence e Bring Me The Horizon não podem faltar na sua playlist.