Ícone do site Wikimetal
Alice Cooper e Angus Young

Alice Cooper e Angus Young. Crédito: Reprodução/Facebook

Aranhas do rock n’ roll: Nova espécie ganha nomes inspirados por Alice Cooper e Angus Young

Os artistas se juntam ao saudoso Andre Matos na homenagem

Alice Cooper e Angus Young foram os novos homenageados na descoberta de uma nova espécie de aranhas pela bióloga Cristina Anne Rheims. No Brasil, esses aracnídeos ficaram conhecidos como aranhas do rock n’ roll.

A inspiração da cientista de juntar suas duas paixões, ciência e rock, veio com o falecimento do músico André Matos. Cristina acompanhou a carreira do cantor desde o começo e tinha sua idade. Bruce Dickinson, Klaus Meine e Rick Allen são os outros artistas incluídos na seleta lista de músicos que deram nomes a novas espécies descobertas.

Em função de apresentar características únicas, as aranhas pertencem à família Sparassidae e ao gênero Extraordinarius. “O gênero Extraordinarius é relativo a pessoas que são extraordinárias de alguma maneira”, explicou a pesquisadora (via Butantan). O artigo original revela que seus dentes, membranas e apófise são os elementos que as definem.

As espécies se distribuem ao longo do sudeste da Mata Atlântica, indo do norte do Espírito Santo ao sul de São Paulo. As aranhas de Cooper e Young são, respectivamente, do próprio Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Além disso, ainda de acordo com o Butantan, Cristina conta que essa nomenclatura significa muito mais que uma simples homenagem: “É interessante porque você pode ser criativo e usar seu trabalho para atingir pessoas que normalmente não atingiria. Eu alcancei um público que não está acostumado a lidar com ciência. São pessoas ligadas à música e à cultura que não sabem o que é descrever uma espécie”.

Espécie Extraordinarius. Crédito: Divulgação

LEIA TAMBÉM: Extraordinarius andrematosi: novas espécies de aranhas ganham nomes de ídolos do rock

Sair da versão mobile