Alex Van Halen, baterista do Van Halen, confirma os rumores sobre uma turnê em tributo ao Eddie Van Halen em nova entrevista à Rolling Stone e diz que o lendário vocalista do grupo David Lee Roth teria sabotado o tributo.
Rumores sobre uma turnê tributo a Eddie Van Halen com Alex na bateria e Lee Roth nos vocais eram verdadeiros e eles começaram a fazer ensaios para tour inicialmente com os músicos da banda solo do vocalista. A ideia era trazer o guitarrista Joe Satriani e, talvez, o baixista original do grupo, Micheal Anthony, o qual não tocava com a banda desde 2004.
Os planos sobre a tour chegaram ao fim quando o baterista sugeriu uma homenagem para o irmão durante cada show da turnê e David Lee Roth recusou a ideia.
Alex Van Halen disse (via Ultimate Classic Rock): “Eu falei para ele: ‘Dave, em algum momento, temos que fazer uma homenagem – não uma reverência – mas um reconhecimento pro Ed no show. Como o Queen faz, eles usam filmagens antigas com o Fred Mercury‘. Na hora, disse que temos que mostrar um reconhecimento ao Ed, mas Dave estourou um fusível e a confusão que veio foi inacreditável.”
O baterista não aceitou de forma gentil a recusa do vocalista e retrucou: “Eu sou das ruas. Se você fala comigo assim, filho da puta, eu vou te espancar, entendeu? E foi assim como terminou.”
Alex ainda mantém contato com Lee Roth, mas o frontman o deixou perplexo: “É como se eu não o conhecesse mais”, acrescentou. “Eu não tenho nada além do maior respeito por sua ética de trabalho e tudo mais. Mas, Dave, você tem aprender a trabalhar como um grupo, filho da puta. Não é só você.”
Lesão na medula espinhal de Alex Van Halen
Alex Van Halen não teria capacidade de participar da turnê tributo, uma vez que ele sofreu uma lesão na coluna durante uma viagem a um clube de tiro em 2022 que tornou difícil para ele se mover, muito menos, tocar bateria (via Ultimate Classic Rock):
“O rifle me destruiu”, disse ele, “Quebrou minhas costas, instantaneamente. Depois passei um ano de cama e olhando para o teto”.
O baterista conta que, por ter renunciado a medicação com opioides, ele ainda continua com dores da lesão que sofreu.
Além disso, Alex diz não se arrepender de ter perdido a proposta da tour em tributo ao irmão:
“Agora, em retrospecto, tocar as músicas antigas não é realmente prestar homenagem a ninguém. É como uma jukebox, na minha opinião. Encontrar um substituto para o Ed? Não seria a mesma coisa.”
LEIA TAMBÉM: Alex Van Halen lança excerto do seu livro ‘Brothers’