Long & McQuade, a maior rede de varejistas de instrumentos musicais do Canadá, conversou com a lenda da guitarra do Rush, Alex Lifeson, que contou sobre a nova assinatura de Epiphone Les Paul Axcess Standard, para qual solo de guitarra do Rush é perfeitamente adequado. 

Na entrevista, Alex discute seu estilo de tocar, sobre fazer uma turnê pelo Canadá e como encontra inspiração em uma caixa de ferramentas de guitarras.

De acordo com Alex Lifeson, The Who teve uma enorme influência sobre a banda. Pete Townshend especificamente sobre ele. Alex ainda afirma que se houvesse uma lista com todos os guitarristas que o influenciaram quando ele era criança, certamente Townshend estaria entre os primeiros nomes. 

“Acho que aprendi muito sobre como tocar violão com a maneira como ele tocava. Os acordes, sim, foram definitivamente uma influência, e acho que desenvolvi ainda mais isso por causa da maneira como o Rush trabalhava”, disse.

“Rush tinha uma seção rítmica muito ativa, Geddy (Lee) e Neil (Peart) eram músicos muito ativos e muitas vezes a guitarra tinha que segurar a estrutura, o que era uma espécie de reação oposta ao que normalmente acontece. Em geral, é a guitarra que conduz todos os outros, então isso exigiu que eu criasse mais tonalidade e mais harmonia, mais som para criar uma base maior para eles tocarem como tocavam. Desta forma, fazer tudo isso tinha parte do desejo de criar uma fundação melhor. E muito disso veio de Pete, eu acho que mais do que qualquer outro músico, como Hendrix, Clapton ou Page”.

Lifeson e Epiphone recentemente revelaram a nova guitarra elétrica Alex Lifeson Epiphone Les Paul Standard Axcess. Ela foi elaborada por Alex Lifeson e os luthiers da Epiphone em Nashville. 

Para marcar a ocasião de sua colaboração com a Epiphone e o lançamento da nova guitarra, Alex Lifeson lançou duas novas canções: “Kabul Blues” e “Spy House”. Elas são as primeiras canções instrumentais lançadas por Alex em quase uma década.

n
Categorias: Notícias