Ícone do site Wikimetal
Alan Lancaster, ex-baixista do Status Quo

Alan Lancaster, ex-baixista do Status Quo. Crédito: Reprodução/Twitter

Alan Lancaster, baixista fundador do Status Quo, morre aos 72 anos

Músico sofria de esclerose múltipla e problemas de mobilidade

Alan Lancaster, baixista fundador do Status Quo, morreu neste domingo, 26 de setembro, aos 72 anos de idade. O artista sofria de esclerose múltipla e problemas de mobilidade causados pela doença. 

De acordo com nota publicada pelo jornalista Craig Bennett a pedido da família, o músico morreu em casa nesta manhã, cercado pelos familiares. “Estamos todos com o coração partido. Alan tinha uma inteligência maravilhosa e um senso de humor fabuloso. Ele era um marido, pai e avô devotado e adorável. A família sempre foi seu foco”, comentou Dayle Lancaster, esposa do baixista desde 1978 (via The Age). 

A banda de rock britânica foi formada por Lancaster, em 1962, ao lado de Francis Rossi, guitarrista e vocalista, quando ambos ainda estavam na escola e com apenas 13 anos de idade. Nas décadas seguintes, a banda lançou diversos singles de sucesso, como “Whatever You Want” e “Rockin’ All Over The World”. 

24 anos da vida Alan Lancaster foram dedicados à banda. Importante compositor do Status Quo e também vocalista de apoio, realizou o último show com o grupo em 13 de julho de 1985, na abertura do festival Live Aid, mas retornou em 2013 para uma turnê de reunião pelos Estados Unidos e Europa.

Rossi, que nunca deixou a banda desde a fundação, comentou a morte do colega. “Lamento muito saber do falecimento de Alan. Fomos amigos e colegas por muitos anos e alcançamos um sucesso fantástico juntos (…). Alan foi parte integrante do som e do enorme sucesso do Status Quo durante os anos 1960 e 1970. Embora esteja bem documentado que nos distanciamos nos últimos anos, sempre terei boas lembranças de nossos primeiros dias juntos e minhas condolências vão para sua família”, disse (via The Guardian).

Descanse em paz, Alan! 

Sair da versão mobile