Texto por Matheus Jacques
Distorção, peso, fuzz e lisergia. União com o prog, a psicodelia, até mesmo o death metal e várias outras vertentes. Bem-vindos ao universo hipnótico, reverberante e denso do stoner e doom, com oito dicas de bandas nacionais para entorpecer seus sentidos e encher seus ouvidos!
Beholder’s Cult
Origem: Brasília
Estilo: Doom Metal
Lançamento mais recente: Our Darkest Home (álbum)
Paradise Lost, November’s Doom, Draconian. Essas são algumas das influências que podemos atribuir à ótima sonoridade encontrada em Our Darkest Home, novo álbum dos brasilienses do Beholder’s Cult, uma jornada pelas vias do gothic/doom metal.
Desert Druid and the Acid Caravan
Origem: Sorocaba
Estilo: heavy/doom metal
Lançamento mas recente: The VVitch (EP)
O power trio paulista Desert Druid and the Acid Caravan traz com seu EP de estreia The VVitch uma ode ao proto-doom metal, ao blues e ao hard rock setentista, indo de encontro a uma reverência aos mestres e mais evidentes nomes das vertentes pesadas, mais também acertando em nomes mais contemporâneos, como os ingleses do Uncle Acid and Deadbeats.
Muladhara
Origem: Rio de Janeiro
Estilo: psych/stoner /prog
Lançamento mais recente: Bender (EP)
Do Rio de Janeiro vem a tríade intitulada Muladhara, que lançou recentemente seu mais novo trabalho, o EP Bender, com elementos sonoros que vão de Black Sabbath a Red Fang e passando pelo rock psicodélico e pelo rock progressivo. Uma ótima pedida para quem busca uma dose relevante de originalidade na vertente.
WOOD CROWN
Origem: Goiânia
Estilo: stoner metal
Lançamento mais recente: “Tell Me” (single)
Com seu single de 2020 “Tell Me”, o quarteto Wood Crown honra a tradição goiana das excelentes bandas de stoner rock e rock´n roll (a exemplo de MQN e Hellbenders) e apresenta uma faixa robusta e madura, fugindo de alguns eventuais clichês do gênero e apresentando um groove distinto e áspero.
Melissa
Origem: São Paulo
Estlo: doom metal/heavy/gothic
Lançamento mais recente: Devil’s Mask (álbum)
Com um tétrico painel sonoro que conceitualmente remete ao horror (inclusive evidenciado pela arte da capa) e musicalmente aos campos do doom, heavy e goth metal, a nova empreitada da musicista Melissa Rainbow (Dirty Grave, Enxofre, Mães Morrendo) chega em 2021 com Devil’s Mask, ótimo álbum de estreia que remete a nomes como Candlemass, Type O Negative e Saint Vius.
Gods and Punks
Origem: Rio de Janeiro
Estilo: stoner/prog/psych
Lançamento mais recente: The Sounds of the Universe (álbum)
No início de julho mais um absoluto êxito da banda carioca Gods and Punks se fez presente, o álbum The Sounds of the Universe, novamente apresentando a sempre eficiente mistura de stoner rock, rock progressivo e psicodelia do grupo, que segue orgânico, criativo e poderoso em sua atividade como poucos outros nomes no segmento nacional.
Void Tripper
Origem: Fortaleza
Estilo: stoner/doom metal
Lançamento mais recente: Dopefiend (álbum)
Um dos melhores lançamentos do stoner/doom nacional se fez presente em Junho com Dopefiend, o primeiro álbumm da banda cearense Void Tripper. Combinando trechos lisérgicos com riffs fumegantes e uma ótima produção, o novo material do quarteto da cidade de Fortaleza é um dos destaques do ano na vertente até o momento, consolidando cada vez mais a banda dentro do cenário underground.
Low Tide Riders
Origem: Curitiba
Estilo: stoner metal
Lançamento: The Road (EP)
Diretamente de Curitiba/PR vem o quarteto Low Tide Riders, formado por experientes nomes do cenário local e com uma sonoridade que aposta nos elementos do stoner metal para entregar uma enérgica apresentação com The Road, primeiro EP de estúdio da banda lançado em 2020 pelo selo Abraxas e que já prepara novo material atualmente.
LEIA TAMBÉM: 8 duos incríveis que provam que menos é mais; veja lista