Texto por Stephanie Marcelly Souza
11 anos após sua última apresentação no Lollapalooza Brasil em 2014, os californianos do AFI voltam ao país. Desta vez como ato de abertura para o último show da turnê do System of a Down, no dia 14 de maio, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Essa será a primeira vez do SOAD no Brasil em quase uma década, e a terceira data da banda em São Paulo nesta temporada. A última vinda do System Of A Down ao país foi em 2015, quando eles se apresentaram no Rock in Rio e fizeram um show em São Paulo.
Já o AFI, banda que nasceu em 1991, vai do punk ao hardcore e ao melódico com facilidade. Ao longo de seus 10 álbuns, a banda se consolidou com um trabalho bastante competente. Aqui elencamos 5 músicas que gostaríamos de ouvir neste tão aguardado retorno ao país depois de mais de uma década.
“Totalimmortal” – EP All Hallows (1999) do AFI
“Totalimmortal” flerta com o melhor do horror punk. Com ritmo e intensidades rápidos dignos dos primeiros trabalhos do AFI, a música é cativante e foi um grande turning point musical na carreira da banda. E os woahs, tão presentes em diversas músicas do grupo, são a cereja do bolo nessa canção que bebe da mesma fonte que o Misfits.
“End Transmission” – Álbum Crash Love (2009) do AFI
A intro da guitarra e a bateria ditam um tom alegre, enquanto o baixo explode ao fundo e o teclado entra de forma suave. Aqui, a letra apresenta o que há de mais clássico no AFI: interessante, atraente, intencionalmente vago e com um significado que apenas os mais atentos poderão encontrar.
“The Days of the Phoenix” – Álbum The Art of Drowning (2000)
Não há música que capture melhor o elo entre o novo e o antigo AFI do que “The Days of The Phoenix”. Ela captura toda a efemeridade da juventude e as memórias que nos moldam nesse período da vida. Riffs de guitarra cativantes, um refrão chiclete e sensível, a canção alterna entre a velocidade e a agressividade de maneira a não se esforçar demais. É divertida, alegre e sensível.
“Girl’s not Grey” – Álbum Sing the Sorrow (2003) do AFI
Essencial para a história do grupo, “Girl’s not Grey” mudou o jogo para o AFI ao catapultar a banda para o mainstream, se tornando seu primeiro grande hit. Versos acelerados, refrão mais pesado, vocais em coro, letras enigmáticas: tudo está lá. Icônica e atemporal.
“God Called in Sick Today” – Álbum Black Sails in the Sunset (1999)
Essa é a última faixa do álbum Black Sails in the Sunset, lançado na mesma época do EP All Hallows, onde ambos abordam os mesmos temas sombrios. Talvez uma das performances mais profundas da banda, o tema principal (como Davey tem costume de se esquivar ao ser questionado sobre os significados de suas letras) é subjetivo. O mais legal aqui é apreciar o quanto essa música se destaca do resto do álbum pela melodia melancólica, a introspecção e a crueza lírica. Uma jornada emocional poderosa e indispensável.
SERVIÇO:
Data: 14 de maio de 2025
Local: Autódromo de Interlagos – Av. Senador Teotônio Vilela, 261 – Cidade Dutra – São Paulo.
Horário de abertura: 14h
Ingressos disponíveis em https://www.eventim.com.br/campaign/systemofadown
LEIA TAMBÉM: System of a Down terá mudanças “drásticas” em setlists de cada show