Acompanhar novas bandas e artistas de rock e metal nem sempre é tarefa fácil, principalmente com bandas que ainda não foram descobertas pelo grande público. Como parte da missão do Wikimetal de fortalecer nossa comunidade e apresentar novidades, reunimos nessa lista as melhores descobertas que fizemos recentemente no Groover, uma plataforma de curadoria de músicas.
Acompanhe nossa playlist Descobertas de rock e metal para receber atualizações semanais com novas bandas e artistas, disponível no Spotify e também no Deezer!
Dan Howls
Com todo o apelo da sonoridade nostálgica do alt-blues rock, ao melhor estilo de The Black Keys e The White Stripes, a banda australiana Dan Howls antecipa o próximo álbum com a faixa “Bad Blood”: sedutora, hipnótica, mas nem por isso gentil ao falar das pessoas que tentam dominar e controlar alguém – e da dolorosa e inevitável separação.
“A música é uma celebração sombria de abandonar a necessidade de agradar as pessoas, especialmente se elas não forem as mais gentis, e dar muito mais tempo para as pessoas boas em sua vida, porque há um monte delas por aí”, comenta a banda.
Jørg
Guitarrista, cantor, compositor, professor de guitarra e produtor musical alemão, Jørg traz a experiência de 30 anos no mundo da música no single “Hail To The Glory”. Com influências de “rock de alta qualidade”, como descreve, de blues, heavy metal a power metal, o artista já ganhou reconhecimento de vários veículos europeus como Melhor Guitarrista e Melhor Artista Revelação entre os anos de 2018 e 2019.
Em “Hail To The Glory”, o músico mostra potência total em uma faixa que não permite descanso: é uma jornada enérgica e intensa do início ao fim ao longo dos quase seis minutos de duração.
Low Gear
A banda estadunidense Low Gear tem como principais referências nomes que marcaram a história mundial com vidas excepcionais. No caso da eletrizante “Chemical Burn”, a trajetória do lutador de boxe Muhammad Ali, considerado um dos melhores de todos os tempos, se transforma em uma música forte e animadora.
“[A música] foi construída com a sensação de estar ciente dos seus talentos e poder definitivos, de saber que pode ser o campeão mundial definitivo e imbatível. Queremos que nossos ouvintes sintam essa sensação e sejam eles próprios inspirados”, descreve o grupo.
Movment
Movment é um duo de rock post-punk formado por Martin Kelly (vocal e bateria) e Kevin Kelly (guitarra, baixo e teclado), ex-membros da banda Raw Novembre, que retornam com novos questionamentos políticos em faixas sombrias e alternativas.
No single “Propaganda”, os veteranos investem em uma estética sonora que evoca o caos da tecnologia para levantar questionamento sobre as pautas divulgadas mundialmente pelos meios de comunicação, no eterno embate entre fato e fake da atualidade.
KAHFA
Seguimos com mais um duo, mas desta vez da Suíça! O projeto Kahfa surgiu em 2020, quando Claudio (bateria) e Théo (guitarra e vocais) decidiram criar música que fugisse dos estereótipos dos gêneros musicais.
Em “En eaux troubles” é possível ver onde a empreitada levou a dupla. Com o rock como fio condutor de todas as músicas, as influências de stoner, punk e até mesmo industrial e hip hop ficam evidentes nessa faixa surpreendente.
LEIA TAMBÉM: 5 bandas de rock e heavy metal que você precisa conhecer: Phil Manca, Vessel e mais!