O heavy metal conquista fãs e músicos nos quatro cantos do mundo, tendo uma grande base fundada na Finlândia, uma lista gigante de nomes alemães, bandas incríveis dos dois lados dos Estados Unidos, novidades que surgem diariamente da África, grupos que fazem um sucesso estrondoso no Japão e, claro, o Brasil e seu amor fervoroso pelo gênero.

Por isso não é de surpreender que uma banda da Mongólia, na Ásia, tem conquistado o coração (e ouvidos) de fãs de metal de todos os cantos. Caso você não tenha ouvido The HU, nós separamos alguns motivos e curiosidades para te convencer a dar uma chance para o som destruidor deles.

Confira abaixo e dê o play na banda mongol The HU!

A origem e som da banda

A primeira característica da banda que se destaca é a origem do The HU. O grupo vem da Mongólia, uma nação que faz fronteira com a China e a Rússia. A cultura dos mongóis é conhecida por ser influenciada pelo modo de vida nômade e por trazer diversas religiões em si, especialmente o budismo e o xamanismo. Com isso, o som da banda The HU soa bastante diferente para nós, aqui do ocidente.

O som folk-metal do grupo é bastante diferente e atrativo, os levando a um patamar completamente novo no heavy metal. Por isso, quando começou a tocar em festivais e abrir shows de artistas internacionais, a banda se destacou e cresceu de forma bem rápida.

O idioma

O que poderia ser uma dificuldade para o grupo se tornou um ponto forte: o idioma. Assim como Rammstein, Babymetal e outros que cantam em seu idioma natal (e não inglês), o The HU se apresenta, em estúdio e nos shows, no idioma mongol.

Além de ser um diferencial interessante, propõe uma experiência inédita aos fãs de metal que podem, além de curtir um som inspirado na cultura mongol, conhecer um pouco desse idioma tão desconhecido para nós.

As colaborações

Desde cedo o The HU esteve em contato com bandas incríveis e famosas. Antes mesmo de lançar seu álbum de estreia, The Gereg (2019), o grupo assinou um contrato com a gravadora Better Noise, casa do Papa Roach e Five Finger Death Punch, entre outros.

Com isso, o grupo teve a oportunidade de gravar “Wolf Totem” com o vocalista do Papa Roach, Jacoby Shaddix, e pôde explorar bastante seu limite criativo, inclusive ultrapassando os limites da gravadora. Em 2020 o grupo gravou “Song of Women” com Lzzy Hale, vocalista do Halestorm.

Projetos especiais

Além das participações citadas acima, o grupo participou da trilha sonora do jogo Star Wars Jedi: Fallen Order, da produtora Respawn Entertainment. A parceria, que aconteceu em 2019, resultou na canção “Sugaan Essena” que você pode ouvir logo abaixo.

E como se esse projeto não fosse incrível o suficiente, o grupo também fez parte da celebração de 30 anos do Black Album, do Metallica, fazendo um cover de “Through The Never” para o The Metallica Blacklist (2021).

Tags:
Categorias: Listas Notícias

Jornalista musical há 8 anos, é editora do Wikimetal, onde une suas duas grandes paixões: música e escrita. Acredita que a música pesada merece estar em todos os lugares e busca tornar isso realidade. Slipknot, Evanescence e Bring Me The Horizon não podem faltar na sua playlist.