Colaboradores: Bia Cardoso, Daniel Dystyler, Erica Y Roumieh, Lucas David, Jéssica Marinho, Carol Candido, Paula Butter, Marcão Alves, Tommy Engel e Harley

Texto por: Bia Cardoso e Erica Y Roumieh

E num piscar de olhos, chegamos à metade de 2024. O ano trouxe muita música boa, muitos shows e festivais incríveis, e ainda promete muito mais.

Chegando ao fim do primeiro semestre, há muito o que planejar e esperar para o segundo semestre, mas também muita coisa para olhar para trás e refletir sobre tudo o que aconteceu até agora.

Com isso em mente, a redação do Wikimetal montou uma lista dos melhores álbuns de rock e heavy metal de 2024 até o momento. Foram muitos lançamentos, e aqui reunimos os 30 melhores, na nossa opinião.

Veja a lista completa logo abaixo e clique aqui para conferir os lançamentos previstos para o segundo semestre.

30. Dead Fish – Labirinto da Memória

O novo álbum do Dead Fish, Labirinto da Memória, foi lançado no início de 2024, e traz toda uma narrativa envolvendo a história de vida do vocalista da banda Rodrigo Lima. O grupo mantém o seu tradicional hardcore com belas melodias, em um trabalho bastante certeiro.

29. Marty Friedman – Drama

Bastante conhecido por seus anos como guitarrista do Megadeth, Marty Friedman retorna com seu trabalho solo intitulado Drama. Com quase uma hora de duração, o músico trouxe um trabalho com doze músicas, que envolvem o ouvinte com uma série de arranjos e riffs melódicos e bem executados.

28. Ihsahn – Ihsahn

Lançado em fevereiro de 2024, o oitavo álbum do norueguês Ihsahn provou, mais uma vez, o poder do black metal na cena da música pesada. Recebido muito bem pela crítica e pelos fãs, o trabalho é bastante experimental e criativo ao mesmo tempo que reforça a identidade do músico.

27. Liam Gallagher & John Squire – Liam Gallagher & John Squire

Dois grandes nomes do britpop se reuniram neste projeto para entregar um dos melhores trabalhos do ano. A parceria foi uma surpresa para os fãs, mas o resultado não poderia ter sido melhor. A voz característica de Liam se encaixou perfeitamente nas guitarras de Squire e criou uma bela viagem ao mundo do britpop que muitos sentiam falta.

26. The Black Crowes – Happiness Bastards

Nono álbum do grupo, Happiness Bastards veio após uma longa pausa dos estúdios, sucedendo Before the Frost…Until the Freeze, de 2009. Ao anunciar o trabalho, o vocalista Chris Robinson comentou que é uma “carta de amor ao rock and roll”. Disse também que todo o período que ele e seu irmão e guitarrista Rich Robinson ficaram sem lançar álbuns não significou que eles não estavam compondo. “estamos sempre compondo e criando música; isso nunca parou para nós, e é sempre onde encontramos harmonia juntos. Este disco representa isso”.

25. Gatecreeper – Dark Superstition

Terceiro álbum da banda de death metal, Dark Superstition aborda temas sobrenaturais e, segundo o vocalista Chase H. Mason, são todos inspirados em suas experiências pessoais. O álbum reúne as características mais viscerais da banda e do gênero, mostrando o motivo pelo qual Gatecreeper é um dos grandes nomes da música extrema moderna.

24. Pearl Jam – Dark Matter

Com uma distância de quatro anos entre um lançamento e outro, o Pearl Jam disponibilizou ao público Dark Matter, seu décimo segundo álbum de estúdio. O famoso produtor Andrew Watt trabalhou com a banda, tanto na área de gravação, quanto na parte de produção do registro.

23. High on Fire – Cometh the Storm

Lançado em abril de 2024, o nono álbum do High on Fire marca o primeiro sem o co-fundador Des Kensel, que saiu da banda em 2019. Neste trabalho, a bateria é de Coady Willis, do Big Business. Cometh the Storm sucede Electric Messiah, de 2018, e une o já conhecido sludge metal e stoner metal do grupo com um toque de folk do Oriente Médio.

22. Laura Jane Grace – Hole In My Head

Segundo álbum da Laura Jane Grace, Hole In My Head reúne as mais diversas referências da cantora que vão de folk, pop e rock, todos filtrados pelas experiências de um punk rock que ela sempre explorou em projetos passados como Against Me!

21. Oath of Persistence – Fear of the Unknown

Formada em 2016 em Santa Catarina, Oath of Persistence lançou em fevereiro o primeiro álbum cheio da carreira. Fear of the Unknown mescla o clássico death metal com o old school hardcore.

20. Hatefulmurder – I Am The Power

Os cariocas do Hatefulmurder lançaram em 2024 o quarto álbum da carreira reforçando sua força na cena nacional. I Am The Power une death metal ao metal old school e soma a isso características modernas.

19. Empiric – The Seven Laws

Inspirado no livro The Seven Spiritual Laws, de Deepak Chopra, o segundo álbum de estúdio do Empiric incorpora elementos de diferentes estilos e gêneros para entregar um ótimo álbum de heavy metal e hard rock.

18. Myrath – Karma

Myrath é uma banda de metal originária da Tunísia que no primeiro semestre de 2024 lançou o álbum Karma. A banda traz um som melódico, bastante atrelado ao metal progressivo, além de elementos grandiosos, com faixas muito bem construídas, trazendo bons instrumentais e vocais. 

17. Rage – Afterlifelines

O álbum vem três anos após Resurrection Day em formato duplo – sendo o primeiro intitulado Afterlife, com faixas gravadas apenas pelo trio, e o segundo Lifelines, que conta com a participação de uma orquestra com arranjos clássicos. O álbum ainda comemora o aniversário de 40 anos da banda.

16. Aborted – Vault of Horrors

Inspirado no filme de terror de mesmo nome, Vault of Horrors traz um vocalista convidado em todas as faixas, resultando em um dos álbuns de death metal mais atraentes e fortes.

15. Saxon – Hell, Fire and Damnation

Hell, Fire And Damnation é o vigésimo quarto álbum de estúdio de um dos principais nomes do New Wave Of British Heavy Metal, Saxon. Trazendo um trabalho bastante afiado, a inspiração do título do álbum surgiu a partir de uma frase que o pai do vocalista Biff Byford costumava falar quando ficava bravo.

14. Sebastian Bach – Child Within The Man

Após dez anos sem lançamentos, o lendário ex-vocalista do Skid Row, Sebastian Bach lançou Child Within The Man. O registro trouxe participações especiais de John 5, Steve Stevens e Orianthi.

13. Amaranthe – The Catalyst

Misturando diferentes vocais, de maneira potente e trazendo bastante contraste entre eles, a banda sueca de metal melódico Amaranthe lançou The Catalyst. O trabalho traz alguns elementos eletrônicos, em uma obra conceitual, que conta com trinta e oito minutos de duração e doze músicas bem trabalhadas e performadas. 

12. Evergrey – Theories Of Emptiness

Lançado em junho, o décimo quarto álbum de estúdio da banda, Theories Of Emptiness segue seu antecessor e aclamado pela crítica, A Heartless Portrait (The Orphean Testament), de 2022. Com o sucesso do trabalho anterior, a expectativa para este estava alta e a banda entregou aquilo que os fãs esperavam: força e muito, muito peso.

11. Green Day – Saviors

O décimo quarto álbum do Green Day é o Saviors, lançado em janeiro de 2024. Com as temáticas políticas características da banda, eles voltaram a trabalhar com o produtor Rob Cavallo, com quem fizeram uma parceria durante o álbum ¡Tré!, de 2012.

10. The Troops of Doom – A Mass To The Grotesque

No segundo álbum da carreira, o grupo brasileiro trabalha com um som mais limpo e orgânico daquele que estamos acostumados no death metal, ao mesmo tempo que destaca a agressividade do gênero. A união desses elementos traz um dos melhores álbuns do ano até agora.

A redação do Wikimetal fez uma resenha sobre o álbum. Clique aqui para ler.

09. Linkin Park – Papercuts (Singles Collection 2000 – 2023)

O Linkin Park lançou a coletânea Papercuts (Singles Collection 2000 – 2023), que trouxe, até mesmo, a participação dos vocais do vocalista, já falecido, Chester Bennington, na faixa “Friendly Fire”. Outra novidade vinda com o registro, foi o fato de que a música “QWERTY” foi disponibilizada pela primeira vez em plataformas de streaming digital.

08. Bring Me The Horizon – POST HUMAN: NeX GEn

Sendo uma sequência do álbum muito bem recebido POST HUMAN: Survival Horror, o Bring Me The Horizon lançou o álbum POST HUMAN: NeX GEn. Há todo um conceito que envolve estes dois trabalhos e que ainda será desenvolvido nos próximos trabalhos do grupo, que é estimado contar ainda com mais cinco lançamentos.

07. Knocked Loose – You Won’t Go Before You’re Supposed To 

Esse álbum é para quem gosta de peso de verdade. O terceiro álbum da banda americana não te dá um segundo de descanso – é uma união incansável de elementos dos mais diversos gêneros e subgêneros da música extrema de uma vez só.

06. Kerry King – From Hell I Rise

Com o primeiro álbum solo de sua carreira, Kerry King lançou From Hell I Rise, trazendo músicos conhecidos dentro da cena do metal para fazer parte de sua banda. Com uma sonoridade bastante parecida com o que sua antiga banda, o Slayer, fazia, o guitarrista fez um trabalho que facilmente agrada todo e qualquer fã de thrash metal.

A redação do Wikimetal fez uma resenha sobre o álbum. Clique aqui para ler.

05. Black Pantera – Perpétuo

O Black Pantera é um dos principais destaques da cena do metal nacional dos últimos anos. Ganhando bastante reconhecimento, o trio lançou seu mais novo álbum de estúdio, PERPÉTUO. Tendo como principal temática a ancestralidade preta e a espiritualidade, eles trouxeram um álbum pesado, com letras sobre temáticas importantes.

A banda concedeu uma entrevista ao site a respeito do álbum. Clique aqui e confira.

04. Slash – Orgy Of The Damned

Com um álbum que traz única e exclusivamente covers de músicas do blues, Slash lançou Orgy Of The Damned. O registro traz uma série de excelentes releituras de músicas do estilo, com diversos convidados, que trouxeram uma roupagem bastante interessante às músicas.

03. Bruce Dickinson – The Mandrake Project

A espera foi longa, de quase vinte anos, até que Bruce Dickinson retornasse com algum trabalho solo. A espera valeu a pena, e o vocalista do Iron Maiden lançou The Mandrake Project. Passando pelo Brasil com a turnê de divulgação do álbum, o músico mostrou que as faixas presentes no novo registro são ainda mais potentes e presentes ao vivo.

A redação do Wikimetal fez uma resenha sobre o álbum. Clique aqui para ler. The Mandrake Project está disponível na Wikimetal Store. Clique aqui para conferir.

02. Lucifer – Lucifer V

Com a promessa de este ser o melhor álbum do Lucifer até então, a banda lançou Lucifer V, seu quinto álbum de estúdio. Atingindo as expectativas, eles trouxeram um trabalho que permite perceber a evolução do Lucifer como banda, com boas músicas e um verdadeiro destaque dentro da discografia da banda.

01. Judas Priest – Invincible Shield

Fazendo seu aguardado retorno, após mais de cinco anos sem lançamentos de inéditas, o Judas Priest lançou Invincible Shield no início de 2024. A banda entregou um trabalho de altíssimo nível, com composições certeiras e afiadas, com destaque especial à voz de Rob Halford, que soa impecável em todas as músicas.

Trazendo toda a essência da década de 1980, o grupo britânico trouxe o melhor álbum desse primeiro semestre de 2024, na opinião da equipe do Wikimetal.

Categorias: Listas Notícias