Colaboradores: Ana Laura Igai, Bia Cardoso, Caio Botrel, Camila Pazini, Daniel Dystyler, Erica Y Roumieh, Fernanda Kalil, Giovanna Bohrer, Giselly Rosa, Jéssica Marinho, Julie Tavares, Larissa Cavalcante, Lucas Falcão, Luiz Vila Real, Luhana Botinelly, Nando Machado, Paula Butter, Pedro Mauro, Sabrina Ribeiro, Vitor Melo
O ano de 2024 foi marcado por diversos lançamentos, retornos inesperados e álbuns que fizeram grande sucesso e impactaram a indústria fonográfica.
Foram muitas novidades que chegaram aos nossos ouvidos neste último ano, e como de costume, a equipe do Wikimetal elaborou uma lista com os 30 melhores álbuns de 2024.
A nossa redação já havia elaborado uma lista com os melhores do primeiro semestre que pode ser conferida aqui.
30. Kissin’ Dynamite – Back With A Bang
A banda alemã de hard rock Kissin’ Dynamite lançou seu oitavo álbum de estúdio Back With A Bang em julho. O registro traz toda a essência do estilo oitentista que vamos assistir ao vivo no Bangers Open Air 2025.
29. Blues Pills – Birthday
Os suecos do Blues Pills lançaram seu quarto álbum de estúdio em 2024. Este trabalho representa uma mudança na sonoridade do grupo, que antes possuía mais ligação com o rock progressivo, psicodélico.
28. Saxon – Hell, Fire And Damnation
Hell, Fire And Damnation tem seu título inspirado em um ditado que o pai do vocalista Biff Byford costumava falar. O vigésimo quarto álbum de estúdio representa um ótimo trabalho de uma das principais bandas do New Wave Of British Heavy Metal.
27. Mägo de Oz – Alicia en el Metalverso
A banda espanhola Mägo de Oz lançou, no início de 2024, Alicia en el Metalverso. O grupo traz uma sonoridade de folk metal e neste registro, embarcou em músicas precisas, com bons riffs de guitarra.
26. Linkin Park – Papercuts
A primeira participação do Linkin Park nesta lista é em Papercuts, uma coletânea de singles. O trabalho conta com os vocais de Chester Bennington em “Friendly Fire”. Além dela, a faixa “QWERTY”, foi disponibilizada pela primeira vez em plataformas de streaming digital.
25. TEARS OF TRAGEDY – Wonder Arts
Formada nos anos 2000, TEARS OF TRAGEDY é uma banda formada em Tóquio que une symphonic com melodic power metal.
24. Come Ahead – Primal Scream
Depois de uma espera de oito anos, o Primal Scream voltou com força total em Come Ahead, trazendo boas faixas retomando o rock alternativo do início de sua carreira.
23. Papangu – Lampião Rei
Banda de João Pessoa, o Papangu lançou, neste ano, Lampião Rei. A banda tem ganhado bastante repercussão no cenário, em especial, após apresentação no Knotfest Brasil 2024.
22. Ensiferum – Winter Storm
Atração confirmada do Bangers Open Air 2025, o Ensiferum virá ao Brasil com seu novo ábum, Winter Storm, trazendo toda a sua essência do folk metal.
21. Nightwish – Yesterwynde
Yesterwynde representa um marco na carreira do Nightwish, sendo este, o décimo álbum de estúdio da banda. Trazendo doze faixas, o tecladista Tuomas Holopainen explicou que o registro demorou três anos para ser concluído.
20. Scarlet Rebels – Where The Colours Meet
Banda natural do país de Gales, Scarlet Rebels lança seu terceiro álbum de estúdio, Where The Colours Meet, com uma sonoridade já característica do rock melódico.
19. Rhapsody Of Fire – Challenge The Wind
O décimo quarto álbum do Rhapsody Of Fire é intitulado Challenge The Wind. Os italianos trazem mais um bom álbum de power metal, com elementos clássicos do estilo.
18. Father John Misty – Mahashmashana
Josh Tillman, utilizando o nome Father John Tillman, lançou Mahashmashana, sendo este, seu sexto álbum sob o uso do nome artístico.
17. Lenny Kravitz – Blue Electric Light
Lenny Kravitz aparece na lista com Blue Electric Light, onde artista foi capaz de trazer um registro repleto de faixas memoráveis e viciantes, que cativam a mente.
Confira aqui a resenha do show do músico em São Paulo.
16. The Offspring – SUPERCHARGED
SUPERCHARGED sucede Let The Bad Times Roll, de 2021 e foi produzido por Bob Rock. Conforme descrito pelo vocalista, guitarrista e compositor fundador Dexter Hollan, as músicas “resumem bem o mundo atual, onde todos parecem estar animados na vida real e nas mídias sociais”.
Confira aqui uma entrevista com o guitarrista Noodles.
15. Bad Omens – CONCRETE JUNGLE [THE OST]
Antes de uma performance histórica e digna de ser considerada uma das melhores da noite no Knotfest Brasil 2024, o Bad Omens lançou o bom CONCRETE JUNGLE [THE OST]. Com muito peso, o grupo mostrou, mais uma vez, a música multifacetada que os garantiu o lugar na nossa lista.
14. Myles Kennedy – The Art Of Letting Go
Famoso por seus vocais no Alter Bridge e no grupo de Slash, Myles Kennedy lançou seu terceiro álbum solo, The Art Of Letting Go.
Além de Kennedy, Zia Uddin (bateria), Tim Tournier (baixo) e Michael “Elvis” Baskette (produção), trabalharam no excelente registro.
13. Mr.Big – Ten
Assim como o nome indicada, Ten é o décimo álbum de estúdio do Mr.Big, sendo uma homenagem ao falecido baterista Pat Torpey.
O registro conta com Nick D’Virgilio nas baquetas e faixas escritas por Eric Martin (vocalista), Paul Gilbert (guitarrista), André Pessis e Tony Fanucchi.
12. Nick Cave & The Bad Seeds – Wild God
Nick Cave & The Bad Seeds trouxe ao público seu décimo oitavo álbum de estúdio, Wild God. O álbum, que foi produzido por Cave e Warren Ellis, e mixado por David Fridmann, começou a ser escrito por Cave no Ano Novo de 2023.
11. Green Day – Saviors
Um dos principais nomes do punk rock, o Green Day lançou Saviors, sucessor de Father of All Motherfuckers, de 2020. O trabalho traz uma mistura do som inicial da banda com uma maturidade que foi criada ao decorrer da carreira. A banda retorna ao Brasil em 2025 como atração confirmada no The Town.
10. Galneryus – The Stars Will Light The Way
O grupo de power metal japonês Galneryus foi formado no início dos anos 2000. Agora, em 2024, lançaram seu novo registro The Stars Will Light The Way.
09. Bring Me The Horizon – POST HUMAN: NeX GEn
Tido como um dos álbuns mais aguardados do ano, POST HUMAN: NeX GEn é um trabalho bastante acima da média, no qual o Bring Me The Horizon superou todas as expectativas.
O Wikimetal esteve presente tanto no primeiro quanto no segundo show da banda no Brasil.
08. Fontaines D.C. – Romance
Romance, do Fontaines D.C., foi o responsável por expandir os horizontes da banda e mostrá-los para fora da cena do pós punk. Com James Ford (Gorillaz, Arctic Monkeys) na produção, o Wikimetal realizou uma entrevista com o guitarrista Conor Curley.
07. Amyl and the Sniffers – Cartoon Darkness
Surgindo na cena de pub-rock de Melobourne, Amyl and The Sniffers já estão na ativa há quase dez anos, e em 2024, lançaram Cartoon Darkness.
06. The Cure – Songs Of a Lost World
Sob uma espera de dezesseis anos, o The Cure finalmente lançou seu mais novo álbum de estúdio, Songs Of a Lost World neste ano. O marco foi tão importante e emblemático que os levou a emplacar o primeiro lugar nos charts britânicos após 32 anos sem fazê-lo.
05. Judas Priest – Invincible Shield
O início de 2024 foi completamente dominado por Invincible Shield, o novo álbum do Judas Priest, que chegou cinco anos sem lançamentos de inéditas. O álbum continua sendo um dos melhores do ano.
04. Lucifer V – Lucifer
Lucifer V marca uma evolução na banda. Com faixas de altíssimo nível, Lucifer surpreende também ao vivo, ao interpretar essas músicas tão icônicas.
A equipe do Wikimetal esteve presente no show do grupo em São Paulo. Clique aqui e leia. Fizemos também uma resenha do álbum e entrevista.
3. Black Pantera – PERPÉTUO
O principal nome da cena do metal nacional da atualidade é o Black Pantera, e PERPÉTUO comprova isso de maneira brilhante.
O trio traz um trabalho pesado, com letras de importante reflexão e temática voltada à ancestralidade preta e a espiritualidade.
A banda concedeu uma entrevista ao site a respeito do álbum. Clique aqui e confira.
02. Bruce Dickinson – The Mandrake Project
Após quase vinte anos sem lançamentos de trabalhos solo, Bruce Dickinson lançou The Mandrake Project, entrando para a lista de melhores trabalhos do vocalista do Iron Maiden.
A redação do Wikimetal fez uma resenha sobre o álbum. Clique aqui para ler. A nossa equipe também esteve presente no show em São Paulo. The Mandrake Project está disponível na Wikimetal Store. Clique aqui para conferir.
01. Linkin Park – From Zero
O primeiro lugar não tinha como ser outro. O Linkin Park fez, em 2024, um retorno que ninguém esperava, sob nova formação e com turnê mundial.
From Zero é um trabalho excelente, com faixas precisas e muito bem trabalhadas, sendo eleito o melhor álbum do ano na opinião da equipe do Wikimetal. Confira nossa resenha aqui.