Um dos mais importantes festivais de metal extremo no país, o Setembro Negro, volta com uma edição especial entre os dias 02 e 04 de setembro no Carioca Club, em São Paulo.
O evento, que chega em sua 14ª edição, trará mais de 30 bandas de metal extremo para a capital paulista e para você ir preparadíssimo no festival, o Wikimetal separou aqui 10 bandas para você conhecer, desde bandas nacionais a internacionais, que virão pela primeira vez ao país. Esta é a segunda parte da lista de artistas para conhecer do lineup do festival, clique aqui para conferir a primeira parte.
Os ingressos do Setembro Negro 2022 já estão à venda no site do Clube do Ingresso. Os valores vão de R$250 a R$1.400 – sendo o último um combo dos três dias no camarote.
Malefactor
A banda baiana Malefactor se apresenta na 14ª edição do Setembro Negro na sexta, dia 02, das 12:50 às 13:20.
O Malefactor foi formado em 1991, em Salvador, Bahia, fazendo melodic death metal com temática satânica, historias medievais e ocultismo. O lançamento mais é recente é o bastante elogiado, Sixth Legion (2017).
A formação traz Lord Vlad (vocal e baixo), Danilo Coimbra (guitarra), Jafet Amoêdo (guitarra) e Daniel Falcão (bateria).
Harakiri For The Sky
O Harakiri For The Sky, um dos maiores nomes do post black metal da atualidade, se apresenta pela primeira vez no Brasil, em um show exclusivo para o festival. Eles tocam na sexta, dia 02, das 19:45 à 20:35.
Formado em 2011, em Viena, Áustria, o Harakiri For The Sky logo se destacou dentro daquilo que se convencionou chamar de post black metal. Suas letras falam sobre saúde mental.
A formação do Harakiri For The Sky traz J.J. (vocais) e M.S. (todos os instrumentos) – ao vivo eles ainda contam com Thomas Dornig (baixo), Marrok (guitarra) e Kerim “Krimh” Lechner (bateria).
Havok 666
O Havok 666 é um dos representantes do metal nacional na 14ª edição do Setembro Negro Festival. O show deles acontece no sábado, dia 03, das 12:00 às 12:30.
O grupo foi formado em Salto, São Paulo, no ano de 2004, e a proposta da banda é fazer death metal extremo. As letras são voltadas para temas como caos, anti religiões e o mal.
A formação da banda traz Andre Brutaller (guitarra e vocal) e Felipe Wrecker (bateria) – nos álbuns é André quem cuida do baixo. Ao vivo eles se apresentam sem baixista.
Knife
A banda Knife se apresenta no dia 03, sábado, às 13h40 na 14ª edição do Setembro Negro.
O Knife foi formado em Marburg. na Alemanha no ano de 2019, e já no ano seguinte lançou o EP Locked In. Ano passado eles lançaram o primeiro álbum de estúdio, o autointitulado, contendo 12 músicas, com a citada mistura de speed metal com punk, além de suas letras satânicas.
A formação do Knife traz Vince Nihil (vocais), Laz (guitarra), Gypsy Danger (baixo) e Ferli Thielmann (bateria).
Gatecreeper
Os norte americanos do Gatecreeper se apresentarão no sábado, dia 03, das 14:35 às 15:15.
O Gatecreeper foi formado em 2013 no Arizona, fazendo death metal com elementos de hardcore, o que lhes dá um som bem particular.
A formação do Gatecreeper traz Chase H. Mason (vocais), Israel Garza (guitarra), Eric Wagner (guitarra), Sean Mears (baixo) e Metal Matt (bateria).
Vio-lence
A banda Vio-lence se apresenta no sábado, dia 03, das 20:55 à 21:55.
O Vio-lence foi formado em 1985, em São Fancisco, na Califórnia, mas ganhou destaque naquela que é chamada de “segunda onda do thrash”, ao lado de bandas como Forbidden, Dark Angel, Sacred Reich, entre outras. Eles logo se destacaram por seu thrash metal visceral, com letras sobre violência, morte, problemas sociais e muito sarcasmo.
A formação do Vio-lence traz Sean Killian (vocais), Phil Demmel (guitarra, ex-Machine Head), Christian Olde Wolbers (baixo, ex-Fear Factory), Perry Strickland (bateria) e Bobby Gustafson (guitarra).
Rot
Rot, uma das lendas do grindcore nacional, e com mais de 30 anos de estrada, se apresenta na 14ª edição do Setembro Negro Festival no domingo, dia 04, das 13:40 às 14:15.
O Rot foi formado em 1990, na cidade de São Paulo, fazendo um grindcore com letras sobre problemas sociais, experiências pessoais, ódio e contra toda forma de opressão.
A formação atual do Rot conta com Henrick (vocal), Mendigo (guitarra), Diego (baixo, ex-Cruel Face) e Emiliano (bateria).
Soulburn
Os holandeses do Soulburn virão ao Brasil pela primeira vez para tocarem no festival no domingo, dia 04, das 15:35 às 16:15.
A mistura de death/black/doom metal do Soulburn, e suas letras sobre morte, demônios e batalhas, traduzem-se em algo bastante pesado e sombrio.
A formação da banda traz Twan van Geel (vocal e baixo, e também integrante do Legion Of The Damned), Eric Daniels (guitarra, ex-Asphyx), Remco Kreft (guitarra) e Marc Verhaar (bateria).
Tribulation
Os suecos do Tribulation virão ao Brasil pela primeira vez e se apresentarão na 14ª edição do Setembro Negro Festival. O show deles acontece no domingo, dia 04, das 19:45 às 20:35. Será um show exclusivo na América do Sul.
A banda foi formada em 2004, mais voltada para o death metal, mas durante os anos de estrada, deram uma ênfase maior ao gothic metal, criando um som bastante sombrio e característico – na verdade o embrião da banda existiu de 2001 à 2004, quando ainda usavam o nome de Hazard. As letras do Tribulation são sobre abordam os temas de terror e morte.
A formação do Tribulation traz Johannes Andersson (baixo e vocal), Adam Zaars (guitarra), Joseph Tholl (guitarra) e Oscar Leander (bateria).
Diamond Head
Lenda da NWOBHM, Diamond Head, toca pela primeira vez no Brasil com show exclusivo para o festival Setembro Negro 2022. A banda se apresenta no domingo, dia 04, das 20:55 à 21:55.
O Diamond Head foi formado em 1976, na Inglaterra, e é uma das primeiras bandas que fizeram parte do movimento “NWOBHM”, de onde saíram outros importantes nomes, como o Iron Maiden. Seu álbum de estreia, Lightning to the Nations (1980), é um dos mais influentes discos do gênero.
A formação do Diamond Head traz Brian Tatler (guitarra), Rasmus Bom Andersen (vocal), Andy “Abbz” Abberley (guitarra), Dean Ashton (baixo) e Karl Wilcox (bateria).