Black Sabbath é uma das bandas mais importantes da história do heavy metal, uma vez que o álbum de estreia dos britânicos é considerado o nascimento desse gênero musical. Por isso, podemos reconhecer a influência do Sabbath em diversas bandas – e algumas até chegam a copiar na cara dura, como afirma a Classic Rock.

Em lista, a revista trouxe o nome de 10 bandas que copiam Black Sabbath e ninguém reclama disso. Ser acusado de plágio pode ser muito negativo, como bem sabe o Greta Van Fleet após tantas reclamações pela similaridade com Led Zeppelin, mas “quando se trata de imitar Black Sabbath, nem sempre é uma coisa ruim”, afirma a publicação. 

Veja abaixo as bandas listadas pela Classic Rock

Electric Wizard 

A banda inglesa de stoner rock e doom metal Electric Wizard foi descrita como “os acólitos do Sabbath mais dedicados do metal”, a começar pelo nome da banda, formado a partir das músicas “Electric Funeral” e “The Wizard”.

LEIA TAMBÉM: E se Black Sabbath e Judas Priest fossem uma banda só? Conheça Black Priest

Sleep

Os californianos do Sleep foram citados pelo álbum Holy Mountain (1992), de grande importância para o gênero stoner rock, e pela sonoridade que prova como “são devotos quase religiosos do Sabbath”, que “exercem sua adoração através de riffs expansivamente lentos que lembram a mesma feitiçaria de Tony Iommi”, uma influência assumida abertamente pelo grupo.

Lucifer

Com a viagem no tempo sonora para dias mais gloriosos do metal, Lucifer entrou na lista da Classic Rock pela semelhança ao lado mais ocultista do Black Sabbath, especialmente no álbum de estreia da banda, com faixas como “Total Eclipse”, “Sabbath” e “Purple Pyramid”. 

Witchfinder General 

No caso de Witchfinder General, parte da New Wave of British Heavy Metal e reconhecida como uma das bandas precursoras do doom metal, a forte influência de Black Sabbath não passou necessariamente sem reclamações por causa dos riffs semelhantes, “vocais nebulosos que soam curiosamente próximos aos de Ozzy e letras inspiradas no terror”, especialmente no primeiro disco. 

LEIA TAMBÉM: Bill Ward se arrepende de sacrifício para ajudar Black Sabbath em ‘Heaven and Hell’

Green Lung

Uma banda mais recente da lista é o Green Lung, que lançou o primeiro álbum em 2019. O grupo londrino é citado por “fundir a filosofia esotérica do Sabbath com o desabrochar do Queen” nas músicas, trazendo heavy metal, stoner rock e influências melódicas para a sonoridade. 

Kyuss

Outra banda californiana importante para o estabelecimento do stoner rock foi a Kyuss, que negava as influências de Black Sabbath por se entender mais próxima ao punk. Mesmo assim, a Classic Rock aponta músicas como “Molten Universe” e “Thumb” por apresentarem “riffs sombrios e retumbantes, mas com um tom mais abrasivo” característico do Sabbath. 

Saint Vitus 

Mais uma banda cuja inspiração já começa no nome, em homenagem à música “St. Vitus Dance”, o grupo de Los Angeles tem grande relevância no começo do doom metal e traz músicas “aperfeiçoadas em riffs diabólicos e low-end direto do manual de Tony Iommi” até os dias de hoje. 

LEIA TAMBÉM: Tony Iommi assume culpa pelo fim do Black Sabbath, mas não descarta reunião

Orchid  

Formada em 2007, Orchid também tem o nome inspirado por uma música do Sabbath – e as referências da banda não param por aí, influenciando desde os riffs, ocultismo até as linhas de baixo em “Down Into The Earth”. 

The Sword 

A banda norte-americana de heavy metal/stoner rock The Sword estreou em 2006 e, desde então, mostra a vasta influência de Black Sabbath na discografia, seja no timbre do vocalista ou no groove das músicas.

Witchcraft 

A banda sueca de stoner rock Witchcraft tem uma sonoridade típica dos anos 1970, apesar de ser criação dos anos 2000, e “conseguiu conjurar o mesmo elemento místico que levou o Black Sabbath a ser perseguido por bruxas e banido dos círculos conservadores” na carreira.

LEIA TAMBÉM:Bruce Dickinson canta “Heaven and Hell”, do Black Sabbath, e elogia Dio: “Um dos melhores de todos os tempos”

Categorias: Notícias