Em 2008 um incêndio alastrou um depósito da Universal Music Group na Flórida, mas apenas ano passado foi revelado o que exatamente foi perdido. Agora, a gravadora confirmou que gravações originais de álbuns do Nirvana, Soundgarden, Slayer, R.E.M. e Elton John, entre outros artistas, foram perdidas.

A confirmação das perdas surgiu agora, 12 anos após o incêndio, com uma matéria do The New York Times revelando que a gravadora nunca avisou os artistas que sofreram com o acidente. Com isso, nomes como Hole e Soundgarden entraram com um processo contra a Universal.

Segundo a Rolling Stone, como parte do processo, os grupos pediram para que a gravadora listasse todas as gravações que foram perdidas. Em resposta, a Universal revelou que as gravações originais de 19 artistas foram “danificadas ou destruídas” no incêndio.

Os artistas que sofreram com a tragédia foram: Nirvana, Soundgarden, Slayer, R.E.M., Elton Hohn, …And You Will Know Us by the Trail of Dead, Bryan Adams, David Baerwald, Beck, Sheryl Crow, Jimmy Eat World, Les Paul, Peter Frampton, Michael McDonald, Sonic Youth, Soundgarden, Suzanne Vega, The Surfaris, White Zombie e Y&T.

A lista parece curta, porém a Universal havia revelado que mais de 17 mil artistas foram afetados pelo incêndio, segundo o advogado Howard King. “Agora que eles estão sendo processados pelos próprios artistas, eles dizem que apenas 19 artistas foram afetados. A discrepância é inexplicável.”

Em defesa, a Universal disse que guardou algumas cópias em outro lugar, em vinil e/ou fita, mas não cita quais artistas tiveram a arte salva pelo backup. A master do Nevermind do Nirvana parece estar “perdida para sempre”, assim como quase todo o catálogo de Beck.

Categorias: Notícias

Jornalista musical há 8 anos, é editora do Wikimetal, onde une suas duas grandes paixões: música e escrita. Acredita que a música pesada merece estar em todos os lugares e busca tornar isso realidade. Slipknot, Evanescence e Bring Me The Horizon não podem faltar na sua playlist.